O PREÇO DA DEMAGOGIA
Demagogia à parte! O fato é que após a promulgação da CF/88, pelo menos três setores fundamentais para a população foram sucateados. Refiro-me à Saúde, à Educação e à Previdência.
O legislador constituinte, sem um compromisso maior com o futuro, assegurou a universalização e a gratuidade da Saúde e da Educação, além de criar regras extremamente facilitadoras para a obtenção de benefícios previdenciários de qualquer natureza.
Pena que se esqueceu de indicar os recursos para pagar toda essa conta.
Não deu outra!
Hoje a Saúde está pedindo socorro, a Educação vive momentos de grande dificuldade e a Previdência sofre reformas radicais que subtraem direitos outrora oferecidos.
A Saúde, universalizada, criou uma falsa expectativa de que todo brasileiro teria tal direito, sem qualquer contrapartida.
A Educação, pública e gratuita, gerou uma anomalia tal que na universidade pública está aquele que pode pagar, enquanto que na particular encontramos aquele que não teem condições de custear seus estudos, dependendo de crédito educativo e bolsas de estudo - cada vez mais difíceis de serem obtidas -, dado ao grande número de candidatos que necessitam de tal apoio.
Já a Previdência, hoje, sofre mudanças, impopulares, decorrentes de ilusórias e efêmeras facilidades ontem criadas.
A irresponsabilidade de ontem fez com o preço esteja sendo cobrado da sociedade hoje.