A conclusão do Centro de Eventos Culturais - Maçonaria
Na primeira semana de agosto de 2000 será inaugurado o Centro de Eventos Culturais. Na oportunidade, contaremos com a presença do deputado federal Narcio Rodrigues da Silveira, representantes do Ministério da Cultura, autoridades municipais frutalenses e da região, IIrconvidados, a atriz frutalense Yara Lins (nome artístico) há muitos anos radicada em São Paulo. Seu nome verdadeiro é Orasilia Severina da Silveira e sempre dedicou à arte. Nascida em 26 de fevereiro de 1930 na cidade de Frutal/MG, fez carreira nos anos áureos do rádio em rádios-novelas começando em uma emissora em Uberaba/MG, depois transferindo para São Paulo nas rádios Excelsior, Nacional e Radio Difusora. Faz parte do elenco da TV Globo, também fora atriz desde os primórdios da extinta TV Tupi aparecendo pela primeira vez na tela pequena em 18 de setembro de 1950. Trabalhou também na antiga TV Paulista, no SBT e Bandeirantes. Para quem não sabe ela é da família Heitor da Silveira, onde podemos destacar um de seus irmãos carnal, o Orosimbo, que fora juiz de futebol.
Presenças também marcantes dos IIr Adalberto José Queiroz e Paulo Dario Lisboa que, dentre todos os IIrda Loja, atuaram na edificação da obra. Ressaltamos esses dois “pedreiros livres” pela liderança em que o Ir Adalberto foi presidente da comissão de construção do começo ao final, tendo como engenheiro o Ir Paulo Dario Lisboa e acompanhamento mais de perto também do Ir.: Ildebrando Jesus de Miranda, além da participação de todos os IIr do quadro de obreiros da Loja.
Sabiamente, foi dado o nome de Yara Lins às oficinas de arte que tem a direção do deputado Narcio Rodrigues. Funcionará na parte inferior do Centro de Eventos Culturais com amplas salas e laboratórios apropriados para tal. A parte superior do Centro de Eventos Culturais será usada para eventos comunitários e regionais, no sentido de incentivo à cultura, os quais serão cobrados e os recursos destinados à manutenção das instalações do prédio, conforme reza os estatutos.
O numerário para conclusão da obras foram, até o respaldamento, feitos com recursos próprios completamente por nossa Loja, a Aug e Resp Loj Simb Comendador Gomes da Silva 90, através de doações dos IIr, de promoções, leilões, rodeios e, para os acabamentos foram usadas verbas públicas capitaneadas pelo deputado federal Narcio Rodrigues da Silveira, através do Ministério da Cultura.
Ir José Pedroso
Julho de 2000