Um hipócrita falando sobre a liberdade de expressão na Internet...

Um hipócrita falando sobre a liberdade de expressão na Internet...

A FolhaonLine noticiou que o presidente da república declarou, numa entrevista a blogueiros (!) que é uma "estupidez", a tentativa de censura da Internet e, que ela é resultado da "liberdade de imprensa"*.

Pela lista, intuo que os tais blogueiros foram escolhidos a dedo, pois são todos do tipo sem-importância-alguma-mas-com-um-bom-número-de-seguidores-menos-importantes-ainda-e-financiados-com-recursos-públicos.

Comecemos: é a manifestação típica de um hipócrita profissional: como se sabe, o atual governo, já faz tempo, se utiliza de todo um aparato de instituições e, organizações ligadas ao Partido dos Trabalhadores para estabelecer um processo canhestro e fake de discussão de formas de "controle social", "regionalização" e "cotização" de participação no que chamam de mídia e, quer dizer profissionais e órgãos de imprensa, meios de comunicação de massa e, sim senhor!, Internet. Tudo isto, tenta dar uma aparecência de autenticidade à coisa, para que possa receber o vistoso rótulo de "demanda da sociedade organizada".

E como se daria tal controle? Mediante criação de organismos administratados pelos orgãos da "sociedade organizada", isto é, as ONGs, órgãos e, instituições lideradas ou ligadas aos petistas. Simples assim.

A tara pela criação de mecanismos de pressão e censura de profissionais da imprensa e meios de comunicação pelo governo petista é tal que, tudo o que resultou do suposto e espúrio projeto levantado a partir da "sociedade organizada", foi incluído no Programa Nacional de Direitos Humanos, versão 3, gestada numa sala anexa da Casa Civil e, constou também da primeira versão do programa de governo da candidata que se elegeu presidente da república.

E, é preciso assinalar: existem pelo menos oito projetos voltados para o estabelecimento de censura dos profissionais e meios de comunicação patrocinados pelos petistas ou seus aliados tramitando no Congresso Nacional, sem embargo de lembrar que, dentro de uma estratégia já conhecida (gerar pressão da periferia para o centro), alguns estados estados já estabeleceram leis esturdas e inconstitucionais, neste sentido.

Ora se o presidente da república fosse, de fato, a favor da liberdade de imprensa, a teria defendido como um democrata, nos momentos certos, inclusive na campanha presidencial, no qual, lembremos, ele disse coisa bem contrária, justamente nos momentos mais graves, onde se exigia de sua parte serenidade e ação convicta em sua defesa, em lugar da boca suja e ataques à imprensa do cabo eleitoral da candidata governamental.

Dando declarações de tal natureza nesta altura do campeonato, fica-se com a impressão de que ele, à bordo do cargo que ainda ocupa, está, por assim dizer, "jogando para a torcida", desde que esta torcida se manifeste sempre "a favor".

Considerando que no Brasil, a despeito de tudo, a Constituição ainda garante a liberdade de imprensa e, sabendo que em muitos países, o povo não tem a mesma sorte, fico imaginando que o presidente da república - que tanto gosta de alimentar a fantasia de que é uma liderança de caráter mundial, vai prestar um favor à democracia e à humanidade, ligando para os governantes amigos, fazendo gestões em favor do direito de expressão, começando por Cuba, da gerontocracia dos Castro, passando pela Venezuela do estúpido Chavez, passando pelo mundo árabe e persa e, chegando até a China.

Ora se a liberdade de imprensa, corolário das liberdades públicas é um bem imaterial que é direito incondicional de todas as sociedades civilizadas, não tenho dúvidas de que o nosso presidente da república honrará, mais uma vez seu mandato e, a despeito de algum sacrifício do protocolo, agirá com aquela loquacidade fina e bonachona que lhe caracteriza.

Lembrando que a liberdade de imprensa decorre das garantias constantes da Constituição Federal e, não, da liberalidade do governo ou do governante da ocasião, entendo que, se o presidente da república diz que é a favor da liberdade de imprensa, então significa que, a despeito de alguma impressão em contrário, ele se mantém fiel ao juramento de sua defesa, prestado no ato de sua posse no cargo, no Congresso Nacional...

Um trecho da entrevista e, da referência do presidente da república sobre o trabalho da "mídia" nacional:

"...Sou resultado da liberdade de imprensa no Brasil. O que eles [imprensa] se enganam é que o povo não é mais massa de manobra, o povo está mais inteligente e vamos trabalhar cada vez mais para democratizar a mídia eletrônica. (…) Parte do noticiário da imprensa brasileira, se você ler, não sabe o que acontece no Brasil. Quando sai pesquisa com 80% aprovação, eles não sabem que o tempo todo trabalharam contra isso. O povo brasileiro já não se deixa mais levar por revista que, muitas vezes, está com menos interesse de contar o fato em si do que mostrar sua visão sobre assunto.”

Lendo o texto, fica bem claro que:

1) imprensa boa é imprensa que em vez de noticiar e opinar, faz assessoria de imprensa;

2) o "povo" não tem a imprensa adequada e, precisa ser protegido da "mídia" que aí está;

3) o governo não abre mão de "democratizar" - isto é, censurar ou, inviabilizar economicamente a tal da "mídia " que, inclui no mesmo balaio a TV Globo, Revista Veja e, o jornal Estadão, além das versões eletrônicas destes dois últimos e, os poucos sites e blogs que a Petrobraz não conseguiu comprar;

4) A imprensa só não sabe o que acontece no Brasil porque não perguntou ao governo, ao Partido dos Trabalhadores ou ao próprio presidente da república, que se acha atualmente, uma espécie de dávida enviada por Deus ao mundo - sem bem que ele não convive bem com a idéia de uma autoridade superior.

...............................

Um detalhe interessante: tentei comentar a notícia da Folha on Line, mas não consegui. E talvez fosse pelo fato de que tentava jogar um link de um blog (na verdade, um blog cubano), logo após o texto. Vai daí, que tive que digitá-lo, para que passasse. Assim:

wwwpontodesdecubapontocombarrageneracionybarra

- Quer conhecer como é o dia a dia de um país submetido a um governo socialista e, testemunhar a luta de uma mulher inteligente, sensível e corajosa pelas liberdades públicas, caro leitor? Então, entre no link abaixo, e conheça o trabalho da heroína cubana Yoni Sánchez:

http://www.desdecuba.com/generaciony/

*http://www1.folha.uol.com.br/poder/835332-lula-diz-que-censurar-internet-e-estupidez.shtml

..............................

Em 27.12.2010: a pouco dias do fim de seu corrupto e imoral governo, o atual presidente da república vem a público para anunciar a defesa do projeto de "controle da mídia", elaborado por Franklin Martins. Aprendi nos textos de Reinaldo Azevedo (Veja) esta inestimável lição: sempre que um petista diz alguma coisa, ele está dissimulando ou mentindo, pois seu objetivo e sempre o contrário da fala. E, convenhamos: nosso presidente é um mentiroso contumaz...