PLEITO NACIONAL


                Considera-se uma eleição nacional como o "DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DEMOCRÁTICA" de um povo, de uma nação. Mesmo com toda realidade do sofrimento, dificuldades, elas espalhadas entre inúmeros fatores incluídos a uma série de problemas como: família, vínculo de emprego, situação econômica, sociedade, saúde, educação, menor... Jamais esquecer da chamada cidadania de cada cidadão entre os seus direitos e deveres, sendo o primeiro pouco assistido pelos órgãos públicos governamentais e o segundo obrigatoriamente exigido diante do país dos impostos e taxas, juros e aumento generalizado pouco controlado, de muitos produtos.

                Diante do muito bem elaborado sistema constituído pela justiça eleitoral, de acordo com as normas constitucionais está para vencer todo esse processo da democratização de uma república federativa brasileira. Trata-se exatamente da “eleição 2010” para os candidatos à presidência da república, senado, governadores, câmara dos deputados estaduais e federais.

                É um período reconhecidamente cansativo com muita corrida, desgastando candidatos, assessores e equipes, sem esquecer portanto, do desgaste psicológico e emocional do próprio eleitor, diante de tantas propagandas expositivas e competitivas. Surgem os eleitores indecisos, mas desejosos por ainda fazer uma boa escolha ou deixar depositada a esperança de melhorias, mudanças e cumprimento das propostas e promessas estipuladas com muita segurança e fidalguia pelos candidatos.

                Debates, críticas, metas, agressões, criatividade, dinheiro gasto..., mas infelizmente poucas certezas das próprias incertezas de cada candidato. Uma luta com pouco retorno inclusive pela baixa credibilidade de cada cidadão.

                A ciência política é um direcionamento complexo e cidadãos heróicos ainda entram com pouca sabedoria, experiência, capacitação. Tudo isso muito sério! Por outro ângulo um oposto: a existência de políticos bem experientes, verdadeiros cientistas, legisladores de leis ou simplesmente ainda leigos poucos escolarizados. Se propor a se candidatar ou se vincular a um partido político está dentro da cidadania de cada um. Cabe exatamente ao eleitor escolher, analisar criteriosamente aquele bem mais capacitado, visando boas propostas às perspectivas de cada indivíduo brasileiro.

                Alguns já satisfatoriamente realizados pelo inédito e esperado resultado como vencedor da sua categoria política versada pelos resultados do primeiro turno. Outros ainda na retomada pra convencer e até mudar conceitos e avaliação daquele que ainda pode lhe conceder o valioso e precioso voto.

                Em meio a todo esse andamento está o maior dele: “a escolha do presidente”, para o período de 2011 á 2015, o cargo máximo que se pode classificar de um país. Quanta responsabilidade! Ela muito maior daquele que vai mais uma vez, nesse segundo turno à sua urna eletrônica da sua zona e sessão eleitoral. 

                O futuro do Brasil nesse momento está na consciência de cada brasileiro. Houve o tempo suficiente para uma sondagem séria, consciente e específica. Saber escolher é uma inteligente análise pessoal!

                Ambos os candidatos à Presidência da República fizeram a sua parte através das suas propagandas, debates, exposições, projetos, propostas e promessas. Um verdadeiro seminário considerado como uma conclusão de tese. As suas retrospectivas de feitos e não feitos, foram apresentados e justificados criteriosamente, criativamente, sabiamente num transcorrer de três meses. Inclusive até mesmo ou não, a capacitação acadêmica e política de cada um mostrada por vastos currículos.

                Sobretudo é um grande dia, pela liberdade de escolha, pela conveniência por muitas melhorias de um povo sofrido e ainda feliz por ser brasileiro.
                Pelo resultado alegre ou triste para cada um, sabendo mais perder do que ganhar, um país está esperançoso por ser realizada cada promessa emitida com muito poder e sabedoria. 

                É uma grande “festa democrática” e contida na cidadania brasileira, dois milhões e cem mil mesários em cada unidade de votação de todos os rincões desse gigante e bonito Brasil, esperam por você, eleitor. A sua presença é de suma importância nesse dia! Vote.! Mesmo cabisbaixo, com pouca esperança, você sabe escolher muito bem em todos os momentos da sua vida, porque é um GRANDE BRASILEIRO! Mais uma vez, essa especial data está entrando para as novas páginas dos anais da HISTÓRIA POLÍTICA DO BRASIL. Faça parte dela como um cidadão democrático brasileiro. VOCÊ É UM ELEITOR!






           









Artigo-(política)-
Autor: Prof. Roangas- Rodolfo Antonio de Gaspari
IMagens:-Google-


 
                
                
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                
                
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



roangas
Enviado por roangas em 31/10/2010
Reeditado em 09/08/2011
Código do texto: T2588702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.