Cuidado com a serra dos tucanos.
Já faz algum tempo, que nosso país conseguiu se livrar da praga tucana, um bichinho ordinário que tomou conta por muitos anos de nossa política, mas agora a ameça vem na forma de uma "serra". Os tucanos se cansaram de meter seu biquinho nojento na nossa política e agora colocam em sena a "super serra", que vem com tudo.
A cada dia a serra tucana está avançando cada vez mais sobre nossas cabeças, e as projeções não são nada animadoras, todos sabemos que caso os tucanos retornem ao poder, nosso país viverá uma realidade de estagnação política, redução e destruição dos chamados mínimos sociais (como o bolsa família, entre outros programas). Os movimentos sociais de grande importância para nosso contexto sócio-político como o Movimento dos sem Terra (MST) voltarão a sofrer perseguição como ocorreu na época de FHC. Isso se dará porque os tucanos adoram criminalizar os movimentos sociais que lutam por mais igualdade social. A diplomacia do presidente Lula dará vez a uma criminalização sem trégua. Isso porque os danadinhos dos tucanos tratam os movimentos sociais como se fossem uma orla de bandidos e marginais, o que não é de forma alguma verdade. Sem os movimentos sociais que lutam por mais justiça e igualdade, quem fará pressão política para que as coisas melhorem para os que vivem apenas de sua força de trabalho?
A resposta é que sem os movimentos sociais ninguém fará pressão para uma sociedade mais justa e igualitária para todos, e bem..., a verdade é que nossos prezados tucanos querem justamente isso: acabar com o poder de pressão social das classes menos favorecidas. Isso porque o governo dos tucanos é um governo extremamente elitista que visa apenas beneficiar os mais poderosos, os donos de industrias e bancos, os empresários e demais burgueses. A maioria da população, que somos nós que dependemos de um trabalho para viver, seremos esmagados como aconteceu na época de FHC. Deverá haver reduções drásticas de salário e emprego, criminalização e marginalização da pobreza e dos pobres, entre outros processos que tornarão nossa vida ainda mais difícil. Deus queira, que o povo brasileiro, relembre o sofrimento que foi na época que os tucanos eram os "leões da selva" e acordem a tempo de evitarem uma catástrofe.
Sim, eu sei que só temos duas opções e infelizmente a líder das "criaturas verdes", que foi inclusive minha opção no primeiro turno, foi descartada e agora temos uma represente de Lula, que ainda não conseguiu nos dar a confiança de que realmente continuará com o que foi plantado. Mas, justamente por termos apenas essas duas opções temos que confiar que essa presidenta, que o Lula arranjou para substituí-lo possa dar conta do recado. Até porque, diante dos tucanos, qualquer outra opção parece melhor. Sei que muita gente pode achar que estou sendo cruél com o bichinho, mas não se iludam nem com o bico do bicho, nem com a careca simpática do querido Serra, a era FHC, foi uma mancha triste que me marcou profundamente de maneira extremamente negativa e acredito que a maioria desse povo que sofre tanto para sobreviver também não quer voltar a viver aqueles tempos tristes. Mas, então como explicar que a serra dos tucanos esteja tão forte? Não sei responder essa pergunta, só sei que a serra dos tucanos está cada vez mais perto, até parece o massacre da serra elétrica. E o panorama não é muito animador, porque o brasileiro tem memória fraca e os queridos tucanos colocaram um candidato simpático de fala mansa, que fala muito e não responde nada, e diante dos escandalos políticos do momento (que sempre existiram em nossa política, mas sempre foram abafados), a serra dos tucanos tem se beneficiado e crescido bastante, basta ver nas ruas um monte de brasileiro sem memória querendo relembrar os tempos em que os bicudos estavam no poder.
Bem, só nos resta aguardar o resultado dessa fatídica eleição e torcer para que a serra dos tucanos não ganhe as eleições, pois não sabemos como a presidenta do Lula conduzirá o país, mas sabemos como os tucanos governarão: eles passarão a serra em todas pequenas conquistas que nós das classes menos favorecidas conseguimos ao longo desses anos, serão tempos de vacas magras para os pobres e vacas gordas para os ricos.
Para terminar, diante da certeza do desastre e do retorno do que não deu certo, eu prefiro a esperança de um governo que continue governando esse país com mais humanidade e mais respeito aos seres humanos, ainda que haja uma corrupção descarada, afinal fazer o quê? Como dizia minha vó: dos piores, pegue o menos pior.