Marcelo Rivera

Marcelo Rivera, 31 anos,etudante de filosofía na Universidade Central do Ecuador, lider estudantil e presidente da Feue. Preso injustamente no dia 8 de dezembro de 2009 durante manifestação contra a aprovação de um novo estatuto dentro da UCE, estatuto esqte que não havia sido levado a debate com os estudantes ou com qualquer outra instituição ligada as vontades dos estudantes da UCE. Ressalto novamente a injustiça, violência e abuso de poder utilizados no trato para com os manifestantes que foram espancados pelas forças policiáis sem nenhuma chance de dialogo.

O motivo de um ato destes é o reconhecimento adquirido por Marcelo Rivera após ter sido lider das massas populares em outros acontecimentos políticos do país, como a deposição do presidente Lucio Gutiérrez acusado de corrupção, o exito na expulsão da multinacional do petróleo OXY do país, na luta contra o Tratado de Livre Comércio entre Estados Unidos e Ecuador e na conquista de direitos para os estudantes secundaristas.

Os políticos da direita e seguidores do altual presidente Refael Correa saborearam a prisão de um do grandes lideres populares do Ecuador como uma verdadeira vitória sobre a juventude e a força de vontade do povo que luta por uma melhoria concreta nas suas condições de trabalho, estudo e vida.

Ao tempo em que ficam presos os lideres do movimento estudantil inumeros grupos da direita fascista se proliferam livremente dentro das universidades ecuatorianas.

Porém a aparente vitória do governo facista de Correa se mostrou-se na verdade apenas uma tentativa de controlar as vontades do povo por meio da prisão de seus lideres. O povo de todo o país apoia a causa de Rivera, e luta todos os dias pela libertação de seu lider Rivera e outras quatro lideranças estudantis presas injustamente durante o protesto do dia 8 de dezembro.

A América Latina, em especial o Ecuador não vão aceitar este tipo de tentativa de controle por meio da força, o povo guerreiro deste apís e continente vai lutar até o exito na libertação de seus lideres e na manutenção da luta contra o imperialismo executado pela direita na América e no Mundo.

Julio Crepaldi
Enviado por Julio Crepaldi em 05/10/2010
Código do texto: T2539485
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.