O Ídolo , o Zico, o Mico e o Tiririca
O Ídolo , o Zico, o Mico e o Tiririca
Saindo um pouco da minha linha de escrita, fatos recentes me levam a divulgar minhas idéias em relação a uma prática que muito tem me incomodado. Quais fatos? A passagem do Zico na diretoria do Flamengo, a eleição do Romário, do Tiririca e outros freqüentadores da mídia.
É preciso fazer-se uma distinção entre o ídolo, a pessoa que aparece na mídia – caras conhecidíssimas – e quem tem a “expertise” para desempenhar uma tarefa - por exemplo cozinhar. Por mais que uma pessoa seja famosa, conhecida – o papa por exemplo – não terá sucesso como dono de um restaurante onde o próprio pontífice seja o mestre-cuca. A figura papal propiciará reportagens, entrevistas, "mais isso e aquilo"... mas a menos que o papa seja um “papa na cozinha” e não creio que ele seja - a qualidade dos pratos não sustentará a existência desse hipotético restaurante por muito tempo.
O que estou falando já foi visto – mas não devidamente registrado e aprendido como lição – quando os Beatles – na ocasião fenômeno musical – gênios mesmo, mas genios na música – se arvoraram a administrar a Apple (gravadora por eles fundada) e a fazer o filme “Magical Mistery Tour”, verdadeiro fiasco cinematográfico – filme feito na base do “one, two, tree, four vamos lá pessoal” – sem direção, roteiro, nada que parecesse com a realização de um filme - apenas os “geniais” Beatles, com câmaras na mão.
Pelé é uma grande marca, a figura dele vende, mas apenas a figura, a simpatia, o sorriso. Colocá-lo para ser um executivo de uma empresa – com atribuições decisórias, é uma temeridade.
Zico o maior ídolo do Flamengo, ele mesmo flamenguista, craque de primeira grandeza no passado, é uma excelente marca, seria um excelente relações públicas, mas um craque de bola é apenas um craque de bola, que pode dar bons frutos na mídia ( apenas a sua figura, sua foto, sua presença em eventos sorrindo e de boca fechada) . Não necessariamente será um bom técnico e muito menos um executivo modelo.
O mesmo se pode afirmar em relação ao Romário na política que ao lançar a sua candidatura trocou o nome do partido que estava se afiliando...
A título de curiosidade, nas eleições agora apareceram os seguintes candidatos ligados ao esporte, entre outros:
Danrlei, Marcelinho Carioca, Popó, Vampeta, Rebeca Gusmão Maguila e Túlio Maravilha.
Agora, a candidatura e conseqüente eleição do Tiririca é conseqüência da legislação que não exige requisitos mínimos para o cidadão se candidatar.