O CORONELISMO VERMELHO DO 3º MILENIO NO BRASIL...

Quando estava na universidade os professores mais críticos nos indicavam estudos sobre o coronelismo brasileiro, a guerra de canudos, a oirganização e resistêncis dos negros nos quilombos, tenentismo, Coluna Prestes etc...

Claro que o objetivo era nos levar a desenvolver o espirito ou senso crítico, tornar o estudante-cidadão mais responsavel pela historia do Brasil, afinal sua história...

Com as mudanças ocorridas no Brasil e também no mundo, o fim do regime da ditadura brasileira de 64, mais tarde a queda do muro de Berlim, a Glasnost e Perestróika pró-capitalista que acabaram com a poderosa URSS trouxeram mudanças profundas na economia e na sociedade em todo o mundo, influenciaram o Brasil e deixaram muitas dúvidas na cabeça dos antigos estudantes brasileiros...

No Brasil vimos a esquerda chegar ao governo pela via eleitoral, porém vimos um fenomeno da manutenção de velhos caciques e coronéis da politica regional e nacional do Brasil, primeiro o velho e já falecido Babaloricha da politica baiana aliou-se a eleição de Lula, que em tese, veio do setor progressista e da esquerda brasileira e hoje vemos a acomodação tranquila de Collor de Mello, Jader Barbalho, Renan Calheiros e o velho José Sarney junto ao 'grande" ícone da esquerda Luis Inacio o Lula. Inlcusive declarando apoio público a sua candidata pré-frabricada no governo.

A meu ver ou os antigos adversários do PT e do Lula evoluiram muito ou o Lula "desenvoluiu", ou seja andou para trás...Os marqueteiros, é claro, sempre vão achar uma explicação lógica na "composição para o bem do país", ou " Tudo em nome da nação", agora vemos uma senhora que a pouco tempo atrás era uma ilustre desonhecida da politica, posto que jamais disputou eleição na vida, a meu ver nem de vereadora ou deputado, tornar-se a candidata preferencial e ser carregada na onda lulista impulsionada por uma campanha eleitoral de elevadissimo custo, pois os marqueteiros e profissionais da propaganda pró-canididata chapa-branca não são baratos não! Qual a razão de Lula desprezar nomes de companheiros que caminharam com ele por mais de 20 anos no PT?! Seriam todos inconpetentes!?

Na verdade chego a conclusão que no Brasil tivemos uma evolução fantástica do coronelismo, chegamos ao coronelismo vermelho, onde direitistas consagrados que estiveram até mesmo nos assentos de luxo do avião da ditadura, dividem solidariamente espaços com ex-guerrilheiros da esquerda revolucionária como Zé Dirceu e outros ex-guerrilheiros que pilotam o "new-boeing" petista e lulista.

Nessa versão holliwoodiana da politica brasileira, o metalúrgico trocou a surrada camiseta vermelha e as estrelinhas de plástico pelo Rolls Royce Presidencial e pela escudo da República, as botinas divididas em antes e depois das eleições viraram os sofisticados programas sociais, o clintelismo de antigamente mudou de nome e tem ares de 'solidariedade social", mas o objetivo maior que é captar e direcionar os votos continua o mesmo.

Basta verificar que mesmo os egressos das unversidades não evoluiram a sua capacidade critica no tocante a politica, ao conversar com varios jovens que frequentam as chamadas baladas e os shows do Sertanejo Universiotário, percebi claramente que o senso critico de nossos universitários modernos é o mesmo do seu Zé lá do bairro, semi-analfabeto e que acredita que os vale renda e Bolsa Escola distruibuídos ao lado de tantos outros mecanismo e penduricalhos públicos-politicos de assistencia social é o melhor negócio do mundo. É claro que há excessões tanto do lado de nossos universitários quando dos seus Zé lá do bairro, mas são excessões.

Assim a velha bota eleitoreira dos coronéis do Nordeste e de outras regiões, mudou apenas de nome e aparência, pois os objetivos são os mesmos, a manutenção no poder de alguns grupos, alguns inclusive que já participam do poder desde as Capitanias Hereditárias...

Na verdade da velha república a Lula pouco mudou no Brasil, continuamos achando que somos o máximo e concordamos e nos satisfazemos com o mínimo.

Viva o novo coronelismo vermelho no Brasil!?