O Home de Santa Comba Dão!...(tudo de Graça)


De: Silvino Potêncio > O Home de Santa Comba Dão!...
Abrimos aqui o jornal "Público" de hoje, e aceitamos comentar o anuncio de topo de pagina sobre o Professor Doutor Oliveira Salazar, que, na nossa modesta óptica de opinião de Emigrante Luso em Terras de Além Mar, mais tarde Terras de Além Europa, e por último, em Terras de Além Oceano Marron!... foi sem sombra de dúvida comprovadamente um Economista á altura de todos os desafios do seu tempo.
- Falar de homens (ou mulheres) enquanto figuras públicas ao serviço do Estado, e por consequência A SOLDO DA NAÇÃO... ou sejam; aqueles  que representam todos nós Portugueses!,  falar deles aqui em apenas algumas linhas, é exercício mental deveras condensado e por isso difícil de resumir com justeza de julgamento, e rectidão de informação.
​Como tal não é pretensão minha criar aqui nenhum foro de discussão porque maior tarefa será esta de dizermos algo deste cidadão, sobre o qual a maioria do POVO já se esqueceu. Ficaram apenas as conversas de soalheira de uns quantos fanáticos pelo palco da Ribalta do Poder de uma Alfacinha já murcha e Podre e a rabujice dos eternos  "polidores de esquinas do Rossio" que na falta de outra coisa, falam mal de tudo e todos de uns para os outros... e estes outros para os uns!  mas... como fica tudo em familia,  aceitamos o repto porque a omissão, jamais se deve confundir com a Oh Missão... de dizermos aquilo que nos vai na Alma!... é sempre superior.
Isto é sob pena de passarmos pela vida omitidos dos outros e de nós mesmos!

Mesmo assim sabemos que Biografias são sempre úteis, informativas, desde que elaboradas sem passionismos exacerbados sem demagogias nem ideologias de qualquer indole, muito menos destituídas de qualquer cunho politico partidário.
Talvez por isso, nós e tantos outros "escribas" da nossa faixa etária, que sofremos na pele todas as influências do antes e do depois... do aqui e agora!... da implantação de novas ideias, da desestruturação de uma máquina administrativa pela substituição de uma outra que, pela sua falta de estructura generalizada, acabou por se submeter ao bel-prazer de alguns Generais!... "Mayorais" estes que ao trocar o pijama civil por uma "farda" nem sempre usada por homens de bem, mas cheia de "estrelas e comendas" do tempo da outra "Xeñora" é tarefa árdua e o Povo leva anos para se acostumar.
​Eu não posso nem devo opinar, todavia tenho muitos motivos para relembrar momentos de Glória, feitos heróicos, acontecências de resultados positivos pelos quais eu mesmo e muitos outros sim!... Isso é algo bem mais prazeroso, e isso, se repete, se repete!...ainda mais quando lembramos o Home de Santa Comba Dão, o Professor (por Direito Emérito) o Doutor (por imposição honorífica conquistada pelo seu valor pessoal ao longo de uma carreira académica e politica - demasiado longa para uns - muito breve para outros!...) o então Presidente do Conselho de Ministros do Estado Novo, o cidadão António de Oliveira Salazar, tudo fez para que isso jamais se esqueça, nem agora nem no futuro.
Os seus inimigos politicos, justamente por serem seus inimigos, minavam as suas defesas inexorávelmente, porém o temeram por sua
capacidade de resposta! - Os seus Amigos, que no íntimo eram poucos porém em publico eram muitos, confessadamente adeptos das suas ideias e princípios, eles o admiraram - e ainda admiram!... por tudo que ele deixou em herança MATERIAL e ideológica.
Aqueles que creram nele, na sua passagem além da Luz que nos ilumina no nosso trajecto planetário, continuam na cauda da sua Via Láctea em direção ao infinito da história de cada um, e rezam... que Deus o Tenha em boa Memória. E a meu ver cabe aqui uma lembrança a todos os vindouros que por ventura tenham interesse em conhecer mais alguma coisa de onde viémos e para onde poderemos ir.
Tão só por isso aqui fica este depoimento meu totalmente isento de qualquer ideologia.

Silvino Potêncio - O Home de Caravelas de Mirandela
Autor de: Os Nïzcaros! (http://osnizcaros.blog.pt)
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 02/09/2010
Reeditado em 02/08/2016
Código do texto: T2474474
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.