FUNPOVO - APOIO AOS BRASILEIROS ENDIVIDADOS!
FUNPOVO – FUNDO DE APOIO AOS BRASILEIROS ENDIVIDADOS E COM RESTRIÇÕES FINANCEIRAS.
O governo brasileiro já instituiu o PROER para salvar e ajudar os banqueiros e bancos endividiados e com dificuldades financeiras, já instituiu Programas de crédito especial para empresários e grandes pecuaristas para ajudá-los a refinanciar seus negócios, pagar suas dívidas e restabelecer-se no mercado, existe o F.C.O. que empresta recursos financeiros a juros baixos e carência para empreendimentos comerciais, industriais , agro-pecuários etc ...Existem ainda muitos outros fundos e bancos de fomento que ajudam os setores empresáriais e lhes restitui a possibilidade de “respirar” e voltar a atuar no mercado normalmente, o que é salutar e a meu ver, não constitui nenhum demérito para empresas ou para o governo, é algo necessário e justo, desde que os cidadãos comuns tenham acessos a mecanismos de suporte e possibilidade de voltar a sua vida comum no mercado, limpando o nome e podendo obter crédito e viabilização de sua vida financeira e consequentemente social.
O nosso Brasil é hoje um dos maiores doadores e colabores dos fundos internacionais de ajuda a países e povos em dificuldades sociais e de infra-estrutura, aqueles países e povos que foram vítimas de acidentes naturais e até sociais como o Haiti, como Bolivia que tem graves problemas sociais e mesmo países que enfrentam crises economicas e sociais devido a problemas políticos e econômicos etc...como é o caso da Grécia, Palestina, Paraguai, Chile devido ao terremoto e muitos outros como Cuba, por exemplo, além da ajuda financeira via fundos internacionais onde o Brasil deposita os valores via ONU, varios acordos de cooperação são assinados e ajudam a vida destes povos-irmãos.
Para se ter uma idéia, hoje o Brasil se iguala a Suécia e Canadá, países de primeiro mundo, em sua generosas contribuições aos fundos internacionais de apoio a outros países, via ONU, este ano o governo brasileiro deverá reparassar mais de 3 bilhões de dólares, nestes dias o presidente Lula aprovou mais de 25 milhões de reais sómente para a reconstrução de parte do oriente médio.
Tudo que descrevi nos parágrafos acima é maravilhoso e mostra que “ o Brasil tem café no bule” :-como diz o apresentador Ratinho.
Agora, baseado nessa nossa generosidade governamental e social , estou elaborando uma proposta de Projeto para remeter a aprovação do Congresso, caso consiga o apoio e as assinaturas necessárias da população, trata-se do FUNPOVO ( Fudo de apoio aos brasileiros endividados e com problemas de restrições devido a crise e também a acidentes naturais como cheias , deslizamentos e outros , além dos problemas de origem social ), aqueles amigos e cidadãos que desejarem remeter propostas ou simplesmente fazer comentários serão bem vindos e o meu e-mail é mano.do@zipmail.com.br, as sugestões serão de grande valia e mesmo o apoio através de cartas, e-mails etc... Após a elaboração do Projeto, buscarei apoio para obter as assinaturas necessárias para remeter ao Congresso Nacional.
O objetivo é socorrer os cidadãos brasileiros em dificuldades financeiras e endividados e com o nome no Serasa, SPC e outras restrições que restrigem a vida financeira e denigrem a sua imagem pessoal na sociedade.
Não é novidade para nenhum cidadão lúcido e informado que os aposentados, as pensionistas, os servidores federais, estaduais e municipais e mesmo trabalhadores da inciativa privada passaram a utilizar os empréstimos consignados e mesmo o facilitados descontos "direto na conta corrente" autorizado devidamente.
Agora devido a crise internacional, os juros altos e o estrangulamento do seu limite de crédito, milhões recorrem a chamada “ venda de dívidas” ou mesmo a agiotas-informais, o desespero e as pressões dos credores já levou muitas pessoas a óbito, a problemas cardíacos,suicídio, separação de casais e até a assassinatos, pois alguns "emprestadores paralelos" tem suas próprias leis ou normas, isso esta levando o brasileiro a fronteira fatal do crime organizado e da violência , o governo e o congresso não podem ignorar estes fatos gravíssimos e que desestabilizam o tecido social brasileiro. Já houve caso de um professor veterano preso pela Policia Federal, pois os agiotas que lhe emprestaram dinheiro o fizeram de mula para pagar a dívida, sob pena de se recusar e ser executado, isso ocorreu a varios anos em MS e foi noticia. Conheci pessoalmente o professor que tinha muitos anos no magistério e sempre foi uma pessoa amada pelos amigos e alunos, mas o desespero financeiro e as pressões dos credores o levaram a acabar atrás das grades como um traficante de drogas. Ou seja se o Estado não oferece uma alterntiva ao cidadão, muitas vezes o Crime organizado oferece outras opções, não adianta nos fazemos de idiotas e dizer que isso não existe. Pelo falso moralismo reinante, vemos crimes e violências assobrosos em nosso Brasil.
Muitas familias estão perdendo bens como eletro-domésticos, carros, casas e até a própria vida, parece que algumas autoridades não estão vendo os fatos.
Assim entendo, que:Assim como o Brasil pode socorrer grandes bancos, grandes grupos empesarias, pecuaristas de grande porte e muitos povos e países em crise, muitas vezes até em doações e não empréstimos e crédito, e ,mesmo verbas a fundo perdido, tenho plena convicção que o Congresso Brasileiro não faltará aos seus cidadãos nesse momento crítico, podendo , inclusive criar um fundo emergencial e regime de urgência, visando refinanciar as dívidas dos cidadãos em condições mais dignas e justas, estabelecendo um percentual máximo de 25% no desconto do salário ou soldo, digo soldo, pois sei que a situação de muitos militares não é diferente dos civís, também existem muitos imobilizados socialmente pelas dívidas com os bancos que utilizam as consignações em folha e desconto em conta corrente. É fundamental este projeto ser aprovado e reconhecido como de necessidade urgente, para restabelecer a cidadania e de muitos brasileiros, com dificuldades para pagar a escola dos filhos e até mesmo para comprar alimentos nos supermercados e para acabar com a humilhação que muitos brasileiros passam nos dias atuais frente a cobradores implacáveis.
Estranho até que o Presidente Lula, tão generoso e antenado com os "problemas sociais" do povo brasileiro, não tenha pensado em algo assim ou na defesa de uma grande cooperativa nacional com este objetivo.
Este Projeto é viavel e não será positivo apenas para o povo brasileiro, para as pessoas fisicas, mas para o Estado brasileiro e para o comércio e a industria em geral, pois é aqui que os brasileiros consomem e vivem de fato.
Não adianta sómente fomentar a geração de emprego e renda, mas também garantir que a mairia do salário dos trabalhadores e servidores sirva para a sua sobrevivência digna e não apenas para enriquecer ainda mais meia duzia de banqueiros e financiadores de pequenos bancos emprestadores a juros assombrosos e destruidores da economia popular brasileira. Não basta dizer que somos brasileiros e torcer pelos nossos craques na Copa, temos que cuidar de fato de nossa maior riqueza e base social, e a maior riqueza de uma nação é seu povo com toda a sua diversidade. Antes de ficarmos a dar opinião aos filhos alheios, devemos cuidar dos nossos. Até para dar o exemplo de fato, não adiantará depois derramarmos copiosas lágrimas em entrevistas televisivas.
Nesse projeto deverá estar embutido um Projeto de educação para o crédito, planejamento administrativo e familiar. Pois a falta de entendimento correto desses processos esta levando muitos cidadãos ao endividamento, pelas facilidades do crédito e falta de planejamento.
Quando tentava elaborar um proejto desse no ano de 2002 na Camara Federal, tive interrompido o meu mandato, pois o titular reassumiu e retornei ao meu estado MS, porém jamais desistirei desse Projeto, é uma questão de cidadania e para tornar de fato os direitos iguais no Brasil, pois se grandes empresários e bancos tem acesso a crédito e apoio do Estado para se restabelecer financeiramente, todos os cidadãos brasileiros devem ter o mesmo direito e não estou aqui para fazer juizo de valor ou discurso moralista e sim para buscar solução.
OS DIREITOS DEVEM SER IGUAIS PARA TODOS E HÁ VIABILIDADE PARA APROVAÇÃO DE UM PROEJTO DESSA ENVERGADURA NO BRASIL.