Vote pra mudar o Brasil
Estamos em ritmo de eleição. O Brasil se prepara pra eleger mais um time de deputados estaduais e federais,governadores, senadores e presidente que irão governar esse país pelos próximos 4 anos, exceto os senadores que tem mandato de 8 anos.
Depois de uma decepcionante copa do mundo de futebol, cujo resultado já tinha sido previsto antes do campeonato começar, o Brasil se mobiliza pra mais um campeonato: O da vergonha política.
A verdade é que entra ano e sai ano, e tudo continua a mesma coisa. Os candidatos são os mesmos, porque ninguém quer perder essa boquinha, não é mesmo?
A grande questão é que o brasileiro não sabe votar. Digo isso por duas razões: A primeira é que o nosso sistema educacional é péssimo, onde nem as disciplinas elementares são ensinadas, que dirá o ensino sobre o sistema político brasileiro e sua estrutura.
A segunda, talvez a mais grave, o brasileiro não gosta de política. Se alguém comenta algo sobre política numa roda de amigos, se torna um chato.
Partindo dessas análises, podemos concluir que muita coisa tem que mudar nesse país, principalmente a mentalidade da população.
Dizer que o voto é obrigatório, uma ferramenta da democracia, um direito de todos é fácil. O que tem que ser feito é ensinar ao povo a importância do voto.
O voto não pode ser vendido, trocado nem negociado.
Democracia é um sistema livre de escolha. A opinião não pode ser manipulada por pesquisas aleatórias, com um número inexpressivo de eleitores, que em muitos momentos não sabem o que estão dizendo.
O voto não pode ser controlado pela mídia, que tem seus próprios interesses.
O voto é um direito de todos. Foi conquistado com muita luta e dedicação daqueles que sofreram as agruras da ditadura e não se conformaram com opressão militar e a censura.
Quem apoia a volta da ditadura não sabe o que é viver sem poder falar o que pensa. Quem apoia a volta da ditadura não sabe o que é ter um filho ou um marido desaparecido e não poder enterrar seu corpo.
quem apoia a volta da ditadura não sabe o que é ter o direito de viver em sua terra natal negado pelo fato de expressar em público sua opinião política.
Quem apoia a volta da ditadura vende seu voto por uma cesta básica ou um benefício no seu bairro.
Votar é a única forma de mudar esse país, acabar com a farra do dinheiro público em Brasília e o nepotismo.
É triste ver o povo sofrer com o descaso público, e quando tem a oportunidade de mudar esse quadro, vendem seu voto por coisa nenhuma.
O voto é uma arma que, quando utilizada sabiamente, tem o poder de transformar o país.
Por isso, vote com consciência. Vote sabendo que o seu voto vale muito.
E que se votar errado, você terá que amargar mais 4 anos, pra poder corrigir o seu erro.