Diretas já para o técnico da seleção brasileira!
Apoiado por mais de um terço da Casa Legislativa da qual faz parte, o Deputado Federal Armando Górgias, do PFF - Partido da Frente Futebolística -, apresentou na última quinta-feira, 08/07/10, uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) importantíssima para Estado brasileiro, na medida em que fomenta a participação popular na escolha do representante de um dos cargos mais relevantes à estrutura política nacional.
- Em um Estado Democrático de Direito, os titulares das principais funções devem ser escolhidos diretamente pelo povo! Já é tempo de entregar nas mãos do legítimo e verdadeiro titular do poder - o povo brasileiro – o direito de eleger os homens que levarão o Brasil adiante! Chega de decisões indiretas; chega de escolhas equivocadas; chega de tramóias! Entreguemos ao povo o que é do povo! – disse o Deputado Armando Górgias, ao propor a alteração constitucional.
Apesar de a maioria da Casa Legislativa ter apoiado o Deputado do PFF, membros da oposição criticaram a proposta. “Embora a função seja de suma importância, não nos parece adequado, na atual conjuntura, apoiar uma alteração constitucional dessa monta. A medida vem em má hora; trata-se, na verdade, de pura demagogia levantar essa bandeira em ano eleitoral”, afirmou o Deputado João Pernadura. “A PEC é, sem dúvida, inconstitucional; além disso, a sua aprovação aumentará os gastos do Estado, vez que os ocupantes de funções semelhantes deverão ser escolhidos da mesma forma, em razão da isonomia”.
A PEC, apelidada carinhosamente de 'Diretas Já' (em homenagem ao movimento de 1983/1984), visa criar eleições diretas para uma das funções mais importantes do Poder Executivo brasileiro: a de Técnico da Seleção Brasileira de Futebol. “O povo, numa democracia, deve escolher seus próprios caminhos. Escolhemos, desde o fim da ditadura, os membros do Legislativo e os Chefes do Executivo; por que não ir às urnas, então, para conferir legitimidade à eleição do Técnico da Seleção Brasileira de Futebol?”, asseverou Górgias, na defesa da PEC Diretas Já.
Deputados mais radicais já sugerem emendas à proposta de Górgias: escolher só o Técnico é pouco, o povo deve escolher a seleção inteira, todos os jogadores - titulares e reservas. “O povo deve ir às ruas exigir o que a Constituição, a Carta Maior lhe assegura no parágrafo único do artigo 1º: 'todo poder emana do povo'! Aproveitemos as vuvuzelas, as camisas e as faixas que usamos para torcer nessa última Copa para ir às ruas lutar pelo nosso direito!”, defendeu o deputado Alberto Jabulani.
Viva a democracia brasileira!