Privatização
As privatizações dos últimos governantes são extremamente criticadas por diversas pessoas que utilizam indevidamente o argumento de que essas empresas fossem do Estado, os nossos governantes teriam mais capital, e logo, isso seria levado ao povo como melhorias. Ledo engano.
Antes da privatização da telefonia, uma linha telefônica não era comprada por menos de 500 reais, hoje em dia, ela é oferecida de graça pelas operadoras. Uns dirão que isso é advento da tecnologia, mas é só pensar na burocracia governamental e no monopólio que era exercido pelo Estado para descobrir que sem a privatização nunca teríamos chegado a tal ponto.
Outro ponto controverso nas privatizações foi a Vale do Rio Doce. Realmente ela foi vendida por um preço irrisório, entretanto, ela precisava da privatização. Sua estrutura era antiga e defasada. Nada comparado a condição atual. Com isso, temos que atualmente o governo recebe mais com os impostos gerados pela Vale, do que receberia como dona.
Assim, temos a privatização como um importante meio de renovação e captação de recursos. Todavia, tem-se que ter em mente que nem tudo é cabível ao capital privado.