DOS "DEDOS EM RISTE" AO FIO DA" NAVALHA"
Prezados leitores do Recanto das Letras:
O presente artigo visa o meu chamado ao brilhante texto que segue, elaborado por um garoto que se identifica com a idade de DEZOITO ANOS aqui do nosso espaço, HENRIQUE ARAGÃO/Jacobina/Bahia:
***
FIO DA NAVALHA
Algum dia, ouvi dizer que “a linha que separa um herói de um assassino era tão tênue quanto o bigode de um gato”. Achei a frase um pouco exagerada de início, mas depois vim a entender seu significado.
O Governo Federal sob a batuta do presidente Lula, quis reacender as cinzas da Ditadura Militar, propondo o julgamento dos crimes cometidos pela direita neste período, um verdadeiro tapa na Lei da Anistia. Sempre houve uma grande discussão sobre os crimes do Governo Militar, abrir ou não a caixa preta da ditadura, julgar ou esquecer todos os crimes cometidos. Porém, o que se vê aqui não é uma tentativa de fazer justiça, mas sim um ato simplista, vingativo, irresponsável e principalmente inconstitucional de atacar antigos inimigos,
Todos nós sabemos dos absurdos da ditadura, como AI-5 e o DOI-CODI, todos os mortos e torturados que ainda clamam por justiça, sem contar as inúmeras pessoas que ainda estão desaparecidas. Tudo isto é fato incontestável, mas há um porém. E a esquerda? O que a esquerda fez?
Bem, a esquerda brasileira também teve seus radicais, que consideravam aquele período como uma guerra, e “na guerra vale tudo”. Eles seqüestravam, torturavam, matavam, atiravam bombas caseiras; inclusive a pré-candidata a presidência da República, Dilma Roussef. Então por que punir apenas um lado?
É engraçado, o primeiro partido de esquerda a comandar o país, querer julgar os crimes da direita. Como só se houvesse crimes cometidos pela Ditadura Militar.
O assunto Ditadura Militar é muito complexo e carece de investigação e intenso envolvimento popular. É uma ação que tem que ter participação popular maciça e não apenas de um partido acima do bem e do mal. Como disse um pensador, “notoriedade não é unanimidade.”
Henrique Aragão
Publicado no Recanto das Letras em 30/05/2010
Código do texto: T2289255
***
COMENTÁRIO:
03/06/2010 08:35 - MAVI
Meu querido menino Henrrique:
Gostaria de lhe dizer que seu texto me emocionou por várias razões: Primeiramente pela sua tenra idade que muito contrasta com a lógica de tanta consciência política.Tal fato não é uma constante por aqui.
Às vezes, quando perco a esperança no país, são justamente as primorosas cabeças como a sua que a ressuscitam. Penso que o futuro do nosso "pensamento" deveras está nas mãos da sua geração, embora muito comprometido. Eu apenas gostaria de lhe dizer o que penso disso tudo: Esqueça esquerdas e direitas,os sentidos se sucedem aos interesses da hora; posto que tudo na vida punge pela coerência e pelo equilíbrio do bom senso e da honestidade em prol da Justiça Social! Há muitas formas políticas de se praticar "crimes" contra a Humanidade,inclusive por lobos em pele de cordeiro; igualmente a tudo que nos aconteceu no regime Militar, regime esse que apesar dos meus cinquenta anos não o conheci de perto.
Quando terminou eu tihna a sua idade e estava entrando na faculdade.Mas como muitos, eu acreditava na esquerda.Ao longo do tempo pude perceber como funciona o jogo político.Esqueça os heróis.Se eles existem, de fatos são raros, são pontuais, quase ocultos. Esse descortinamento dos horrores do regime Militar, que de fato precisariam ser punidos, nada mais é do que um desvio da ATENÇÃO DO POVO para o tudo de HORROR que AINDA acontece nesse país, e espere, pelo tudo que ainda poderá acontecer.
A melhor forma de se defender e de SE ESCONDER é atacar, e penso que nossa "governabilidade" atual, nunca fez outra coisa, senão apontar o dedo em riste para o passado.Viver da História das tragédias políticas é uma maneira fácil e confortável de encobrir os próprios bastidores dum país que ainda urge por decência, compromisso e nacionalismo.
Chega de políticos paraquedistas que sugam a Nação, e batem no peito para os eventos que jamais plantaram.É a mesma esquerda festiva de antes, agora fazendo a ETERNA FESTA NO PODER!
Parabéns pela sua forma tão brilhante de pensar...pensamento deveria ser lei, por aqui.
Lei que político algum ousaria plantar. Ninguém trabalharia contra si.