Vamos falar de política?

Olhem foi mais ou menos assim, perdoem os eruditos e estudiosos da semântica aqui em plantão mas vamos simplificar:

O Brasil experimentava os primeiros ares de república, sua economia era voltada quase que exclusivamente às oligarquias, as mesmas que se sentiram prejudicadas pelo Império e conspiraram contra ele, assim como hoje havia o domínio material e ideológico da sociedade e quem os dominasse eram na verdade quem mandava e ainda manda no país.

Não havia ali estabelecida a criteriosa condição impar de zelo pelo social, do país como um todo e de várias classes, embora a mulher tanto citada em meus versos ainda não tivesse o adequado valor normativo, o ordenamento jurídico não havia contemplado essa prima necessidade, seu direcionamento era deveras liberal, pouco o Estado normatizava e impunha ações efetivas e por isso, a ausência de políticas sociais e a primazia do governo que privilegiava as oligarquias motivou e deu-se o golpe militar de 1930, fato que até hoje os gaúchos são sarcásticos conosco cariocas dizendo que aqui eles amarraram seus cavalos. Getúlio então faz uma Constituição exemplar que reflete até na de 1988, ali estavam os cuidados de que tanto esse povo ciclicamente sofrido precisava na época, o mínimo das garantias fundamentais de dignidade do homem como chefe de casa, cidadão laborioso na sua rotina de sustento do seu lar.

Essa forte resistência e o dissabor do exército carioca representado pelo Figueiredo, pai do célebre tricolor da abertura, que aliou-se aos paulistas buscando uma solução armada contra Getúlio. Não lograram êxito contudo Getúlio concede seu perdão aos revoltosos paulistas. Getúlio interrompeu a política pendular do café com leite, ora Minas, ora são Paulo no poder e justamente na vez de um Paulista ser o Presidente.

Foi uma das melhores constituições do mundo contemporâneo à sua época. A política de Vargas era pendular, ora se alinhava aos americanos e seu vil capital, ora se alinhava ao nacional socialismo de Hitler. O comunismo era uma ameaça, mas daí vem o brilhantismo desse pátrio ser, estabeleceu vínculos ao sindicalismo, os ideais de socialismo e até mesmo de comunismo poderiam ser mas dentro das fábricas, analisando esse fato se um cidadão tem uma representatividade política dentro de seu pequeno núcleo, seu local de trabalho, não iria querer fazer revolução mais ampla mudando o regime de governo pois suas necessidades já seriam supostamente atendidas no exercício pleno sindical e seus excessivos benefícios.

Mas os ideais comunistas vieram com toda força como ventos intempestuosos do norte varrendo até os ideais dos jovens tenentes, dessa vez não para disciplinar a marcha contra as oligarquias republicanas mas sim ao regime de governo..era a intentona comunista que de resultado positivo embora curto exemplificou o Estado da Paraíba que ficou uma semana sendo comunista até as forças de Vargas dizimarem. Getulio rasga a constituição e implanta ditadura, impôe comissivas trabalhistas mais pesadas , perseguição aos críticos, censura sumária, era o Estado Novo, política de Vargas para tentar evitar o Comunismo; Brasil entra na Guerra mundial envia soldados ridicularizados por vestirem a mesma farda do inimigo, contudo os “bonzinhos” dos americanos forneceram todo o equipamento aos “pracinhas” inclusive as roupas que sobravam em seus corpos devido a diferença do porte yankye ao tupiniquim. Vestes que excediam nosso tamanho. Nova Constituição, a de 1946 bem melhor por impor a fiscalização do poder público pelo criado Ministério Público, pela Consolidação das Leis do Trabalho, esboçada nos anos anteriores. O Brasil passa a ter domínio da tecnologia de ponta do aço, cria-se a siderúrgica de Volta Redonda CSN, cópia fiel de uma usina americana em Pitsburg como recebimento da paga por apoiar e deixar de ser pendular ao capitalismo americano e aos ideais socialistas. Getúlio cai em si e diz que vendeu o Brasil para os americanos, tamanha alienação com o jeito americano de ser, que estava estampado nos hábitos, costumes, cultura, etc.

Interessante é que os pracinhas lutaram contra o ditador europeu, o venceram e ao retornarem para casa havia outro ditador em seu quintal.

É eleito pelo voto do povo mas numa conspirada trama oriunda de seu palácio se vê forçado a “sair da vida e entrar na história” com sua mais importante carta escrita ao povo, “Testamento de Getúlio”, onde enumera a culpa e de seus feitos, embora não tivese participação na morte do Major Rubens Vaz e na caluniosa menção de Lacerda ao duvidoso tiro no pé na Rua Toneleiros, que o digam Gregório.

Sai do poder o trabalhismo e entra aquele que não tinha partido, mas fez acontecer o que previa a Constituição de 1896, a centralização territorial da capital, figura muito popular, médico, dicotomizava entre os retirantes trabalhadores braçais, operários para cumprir a inauguração da bela capital que influenciou a arquitetura no Rio de Janeiro (Parque Guinle), o equilíbrio da natureza, do verde e da sustentabilidade.

Entra Jânio Quadros, graves problemas estavam sendo refletidos no aspecto normativo das funções do legislativo na carta magna, o que era enviado à apreciação ora retornava ora não era aceito, Jânio então ameaça a renuncia com data marcada e o faz.Seu vice era do Partido Socialista Brasileiro, PSB, tinha ideais esquerdista demais para o já contaminado quintal, dos fundos, dos americanos, cria-se formas mais brandas de não aceitá-lo, rasgam a constituição que mencionava o vice como alternativa direta à presidência, criam parlamentarismo, Tancredo figura civil mais aproximada dos golpistas, institui-se o golpe de fato, mas não de direito. Rasga-se mais uma vez a Constituição, o Congresso com um apistola apontada para sua cabeça esboça a de 1967 – e logo após era a o AI5. Mas houve uma figura brilhante dentre os militares, o Presidente Humberto Castelo Branco, personagem do mais alto brilho intelecto e conhecimento, tendo estudado em uma das melhores instituições de ensino a École Supérieur de Guerre, onde aprendeu temas táticos, técnicas de domínio sócio-político, e temas sobre a publicidade e censura, entre outros. Quando tenente coronel, estudou no Fort Leavenworth War School, nos EUA, onde aprimorou seus conhecimentos de tática e estratégia militar, absorvendo boa parte da cultura guerreira norte-americana.Primou por questões sociais criou o FGTS, o Banco Nacional de Habitação, o INCRA para as questões da Terra, embora lamentáveis instituições também foram criadas em seu governo, como o SNI. A idéia era a de que ele iria preparar o país para entregar novamente ao governo civil eleito pelo povo depois de 4 anos, mas não aconteceu o que somente acorre em 1990 com a leição de novo presidente que não tinha vinculo com a essência partidária, Fernando Collor de Mello, após a transição por vias indiretas onde foi escolhido Tancredo Neves e logo após morto(doença?) assumindo seu vice José Sarney que governou até 1989, no primeiro ano da Constituição de 1988 que com bases na de 1935 privilegia o homem, a mulher sem distinção e acaba com o império da propriedade que passa a ter cunho e valor social.

E de forma sorrateira o executivo atual vem de forma sutil rasgando a Constituição ao impor esse código de Direitos Humanos que na verdade é o preparo para o avanço comunista em nosso país. E a atualidade todos já sabem, agora acordamos para o fato de que a vigente Constituição com seu excessivo cuidado na dignidade da pessoa humana exagera no exercício do amplo direito de defesa e do contraditório..na verdade em verdade creio que ela foi feita por constituintes que em sua maioria tiveram o dissabor da luta armada ou perseguição pelos militares e no esboço da Carta Magna depositaram nela todo o seu sentimento reprimido por anos de anonimato e exilio por acreditarem que mudança d eregime somente se dá por luta armada ou na utilização de meios arbitrários do executivo, medida provisória, decreto, etc., herança maligna do tempo do autoritarismo. Estranhamente a Igreja Católica exorcizava o cominismo agora é fiel companheira; comunismo não tolera a presença e culto a divindade, teria a ICR perdido seu fundamento? Basta agora sabermos qual será o dia escolhido para o golpe dos guerrilheiros ..e PonTo final...

Todo regime governamental que seja bem vindo desde que seu núcleo de atuação seja a igualdade a legalidade e a fraternidade...e vamos dar uma melhorada nesta Constituição, já é hora de retirar sentimentos pesados que pairam sobre elae até mesmos questões que não auferem poder normativo, o que o Colégio Pedro II do Rio, está fazendo nela?