ARTIGO - Corrupção no governo - Inacreditável – Blog de 05.05.2010

ROMEU TUMA JR. DISCUTE FUTURO COM MINISTRO DA JUSTIÇA APÓS ESCÂNDALO DA MÁFIA CHINESA

            O blogueiro, inobstante as fontes citadas, não quer acreditar, de maneira alguma, que o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, esteja enrolado nessa corrupção de que o acusam, juntamente com o senhor Li Kwok Kwen, conhecido como Pauli Li e apontado em inquérito da Polícia Federal como chefe da máfia chinesa em Sã Paulo.

Dr. Romeu Tuma Júnior

            Mas, segundo a reportagem, ele estaria de audiência marcada com o atual ministro da Justiça, doutor Luiz Paulo Barreto, substituto do Tarso Genro, que se desincompatilizara para concorrer nas próximas eleições de outubro. Sendo filho de um ex-diretor da PF, e hoje senador da República de alto prestígio, tanto que é corregedor da Casa de Rui Barbosa, fica difícil e complicado aceitar um desvio de conduta dessa espécie.

            Teria ele sido flagrado, segundo noticia “O Estado de São Paulo”, em interceptações telefônicas e em troca de mensagens com o referido chinês, um sujeito esperto, que tinha trânsito considerado livre no órgão do Mnistério da Justiça, embora acusado de contrabanderar produtos eletrônicos da China para o Brasil.

            De conformidade com o próprio jornal, em setembro do ano passado, quando fora preso pela PF, o citado Li Kwok Kwen teria ligado para o nosso secretário, tendo este prestado depoimento à polícia sobre a matéria. Pelo que se sabe Li também negociava vistos de permanência de chineses em nosso território, atribuição que é ligada diretamente ao posto ocupado pelo Tuma Júnior no ministério. Esse rapaz, que sempre me causara boa impressão, também dirige o CNCP (Conselho Nacional de Combate à Pirataria), cargo assumido em fins de abril próximo passado.

            O doutor Tuma Júnior dissera, nesta manhã, a interlocutores do ministério, que não sai do cargo, isso a depender dele, e que iria procurar a AGU (Adevocacia Geral da União) para preparar sua defesa. Reclama essa autoridade de perseguição política, porém tudo vai depender do resultado da conversa que terá com o titular da pasta da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

            Meu Deus, a serem verdadeiras essas acusações diga-nos em quem deveremos confiar de agora em diante. Como pode um cidadão tão novo e com uma carreira brilhante, tendo sido Deputado Estadual em São Paulo, entrar numa fria dessas! Fica, desse modo, selada a irrogação de que o governo do presidente Lula a cada dia é maculado por escândalos de toda sorte.

            Por cima de tudo, e na maior cara de pau, diz que não sairá do cargo que ocupa, como se dele fora, nem se lembrando que é funcionário do governo, que recebe o salário do povo sofrido deste país. Quem sabe não teria ele uma relação de “amigos” e de “altas autoridades” também envolvidas nessa enrolada toda, sendo de bom alvitre que fique calado e não venha a dar nome aos artistas na arte de surripiar favorecimentos em causa própria.

            Este blogueiro já escreveu artigos mencionando a figura desse que para ele era um homem justo, correto, cumpridor de seus deveres, incorruptível, assim como a servir de modelo aos seus patrícios. Todavia, quem escreve sobre política, economia e finanças, publicando sua opinião, geralmente “quebra a cara”.

            Será que ganhando normalmente o salário, que deve ser gordo, precisaria esse cidadão de desviar-se da conduta absolutamente moral que é exigida para o exercício da função? Ou não sabe que a honestidade não é nenhum favor ou qualidade, mas tão-somente uma obrigação de toda a criatura, até mesmo de um simples trabalhador de salário-mínimo!

            Ainda espero não tenha fraturado a minha.

Em revisão.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 05/05/2010
Reeditado em 06/05/2010
Código do texto: T2238781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.