PROJETO DE PODER VERSUS PROJETO DE GOVERNO
OPINIÃO:
O presente título do meu texto baseia-se na notícia que ouvi hoje de manhã pela rádio, na qual nos informava que a Justiça Eleitoral resolveu se posicionar e "policiar" de perto os exageros das campanhas eleitorias, principalmente as que se valem escancaradamente da máquina pública, que aliás ultimamente viraram descarada moda lançada pelos senhores detentores de cargos no governo.
Achei excelente a fala e o posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), precisamos de instituições que garantam a ordem, e que pelo que pude entender, seu presidente lucidamente declarou que se valer do cargo para fazer sucessor "é trabalhar em prol dum projeto de poder e não dum projeto de governo!"
Muito bem ,é isso mesmo! Concordo plenamente, na minha mera qualidade de eleitor.
Nós eleitores que estamos diante das telas e das rádios, percebemos nitidamente que a "coisa está solta".
Na corrida que já disparou freneticamente, parece que até o maior cargo executivo do país já entrou na multa por desobedecer as ordens da lei eleitoral. Penso que os governantes têm que ter muita postura nessa hora!
Eu já havia escrito um texto por aqui aonde deixei registrada minha perplexidade com o uso da máquina...em última análise, marketing pago com dinheiro do povo. Que coisa!
Aliás, se é lei... que seja para todos, mesmo! Sem distinção política de partidos e de prévias eleitoreiras!
Está mais do que na hora de todos nós , enquanto sociedade civil, cobrarmos que as leis sejam claras e aplicadas a todos.
Está certo. Precisamos de governo, urgentemente para as tantas situações desgovernadas.
Está mais que provado que "poder sem governo" não resolve os caos!
É só olhar nossos tantos entornos mais recentes...
E no que diz respeito à outra parte da notícia que dizia dum abaixo assinado que corre por aí, para que possíveis candidatos de "ficha" , digamos, "não tão limpa", (num educado eufemismo) não possam ser eleitos a cargos públicos, bem, prefiro nem comentar.Vixi, agora é que eu quero ver!
Porque em época de eleição um milagre desse não ocorreria nem com a atuação do melhor santo milagreiro de todos os tempos!
Se esse abaixo assinado der certo, termino aqui a me questionar: Afinal, com o esvaziamento em massa das candidaturas...em quem vamos votar?
Embora TAÍ UMA PERGUNTA que há anos a mim me martiriza sem resposta.
A eleição passa e a minha dúvida fica...