TENHO VERGONHA DE SER HONESTO



Todo dia, todo santo dia, acordamos com um novo caso de corrupção nas três esferas: Federal, Estadual e Municipal, sendo o mais recente, por enquanto, os desvios bilionários da verba destinada à Saúde, para combater a Pandemia do vírus vilão que assola o país, por governadores e prefeitos.
Ao me deparar com tanta corrupção e tamanha impunidade – o que cada vez mais aumenta minha repulsa , revolta e indignação – me pergunto: Vale a pena ser honesto neste país? Vale a pena olhar para o pavilhão nacional, ouvir orgulhosamente os versos do segundo hino mais lindo do mundo, e sonhar com um país melhor?

Há 500 anos que este gigante pela própria natureza vem sendo saqueado e dilapidado. Desde o 'Descobrimento', nossas riquezas tem sido descaradamente usurpadas. Sem esquecer de que, tempos atrás, alguns já encheram cuecas, outros...aviões.
Nos dias de hoje a coisa piorou, desandou de vez. Tornou-se um verdadeiro descalabro.
Todos sacam suas partes, enchem suas burras. Extrapolam o cúmulo da desfaçatez e da insensatez. 
E nós assistimos o estarrecedor espetáculo de olhos esbugalhados. E o Congresso Nacional, o qual tem a obrigação constitucional - entre outras - de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, nada viu, nada ouviu e nada sabe. Acredite quem quiser.
E pensar que por muito menos – muito menos, mesmo! – o Sr. Collor foi destituído da presidência.

Por isso, cada vez acredito menos na honestidade e mais na canalhice, na velhacaria e na estupidez irremediável dos que maculam a fé da Nação. Cada vez mais acredito que ser honesto é ser hipócrita e retrógrado. Ser honesto está fora de moda.

Por tudo isso e mais o que está por vir, é que desacreditei e desanimei de lutar por um ideal ético, por um país de todos ... cidadãos honestos.

Não quero mais ser honesto! Alguém pode me demover desta ideia?


Para reflexão: Se há 500 anos este país vem sendo saqueado e continua de pé, imagine o tamanho de nosso PIB ( o conjunto de todas as reservas e riquezas) se a história fosse outra?