Vai um leitinho...?

Leite integral, semidesnatado ou desnatado: qual é o mais saudável?

À medida que as vendas de leite de vaca de tampa azul aumentam, analisamos se ele realmente pode ser mais saudável do que seus irmãos com menos gordura

As vendas de leite integral aumentam à medida que os compradores do Reino Unido deixam as opções de baixa caloria na prateleira

Nicola Davis Correspondente da Science

Sáb 1 fev 2025 06:00 GMT

As vendas de leite de vaca integral estão crescendo, enquanto o fervor pelo semidesnatado esfriou. Mas o de tampa azul é mais saudável do que o verde? Damos uma olhada.

O leite de vaca integral é mais saudável do que o desnatado ou semidesnatado?

Como Nichola Ludlam-Raine, porta-voz da British Dietetic Association, aponta, isso depende de quem o está bebendo.

“O leite integral contém mais calorias e gordura saturada em comparação ao leite semidesnatado ou desnatado, o que pode ser benéfico para aqueles que precisam de mais energia ou querem aumentar a saciedade”, diz ela. “No entanto, para aqueles que controlam o peso ou os fatores de risco cardiovascular, o leite semidesnatado ou desnatado pode ser uma opção melhor, pois fornece os mesmos nutrientes essenciais com menos calorias e menos gordura saturada.”

Ela diz que a gordura saturada no leite parece ter um impacto diferente no corpo do que a encontrada na manteiga, óleo de coco e carnes gordurosas.

“Alguns estudos sugerem que a matriz dos laticínios — que inclui cálcio, proteína e outros compostos bioativos — pode ajudar a mitigar alguns dos potenciais efeitos negativos da gordura saturada nos níveis de colesterol. No entanto, as diretrizes atuais ainda recomendam priorizar gorduras insaturadas para a saúde do coração.”

O leite integral tem mais cálcio?

Não — na verdade, o conteúdo de cálcio é bastante semelhante, seja seu leite desnatado, semidesnatado ou integral.

“O cálcio é encontrado na porção aquosa do leite, não na gordura”, diz Ludlam-Raine, observando que todos os três tipos de leite fornecem uma excelente fonte desse nutriente, bem como iodo, ambos importantes para a saúde óssea.

Tom Sanders, professor emérito de nutrição e dietética no King's College London, diz que, embora a quantidade de vitamina A no leite semidesnatado seja metade do nível encontrado no leite integral, “isso tem pouca importância no Reino Unido porque é improvável que ocorra deficiência de vitamina A”.

Esse debate se deve a preocupações e confusão sobre alimentos processados?

Esse pode ser um fator – mas, como observa Ludlam-Raine, autora de How Not to Eat Ultra-Processed, o termo “processamento” pode ser enganoso.

“Muitas pessoas equiparam o processamento mínimo a benefícios para a saúde e estão tentando evitar alimentos ultraprocessados, o que em muitos casos é uma mudança positiva”, diz ela. “No entanto, desnatar o leite para remover parte da gordura é um processo simples e mecânico e não torna o produto ultraprocessado. Na verdade, a maioria do leite — integral ou não — passa por algum nível de processamento, como pasteurização, para garantir a segurança, o que é algo positivo.”

Sanders observa que apenas o leite condensado adoçado é considerado ultraprocessado. Por outro lado, o leite fresco ou pasteurizado, incluindo o leite desnatado, se enquadra na categoria não processado ou minimamente processado do sistema de classificação Nova usado para definir a extensão do processamento de alimentos.

Então, se eu quiser leite de vaca, o que devo beber?

“No final das contas, a melhor escolha depende dos objetivos de saúde do indivíduo”, disse Ludlam-Raine. “A chave é focar no padrão alimentar geral em vez de isolar um alimento ou nutriente.”

Sanders diz que o leite integral faz um café com espuma melhor do que o leite desnatado — e é por isso que ele é usado em muitas cafeterias.

“Leite integral também faz uma coalhada melhor ao fazer iogurte caseiro”, ele diz. “No entanto, não há razões de saúde para mudar de leite semidesnatado para integral e a mudança seria na direção errada para gordura saturada e calorias.”

The Guardian e jornal britânico
Enviado por Paulo Miranda em 01/02/2025
Código do texto: T8254522
Classificação de conteúdo: seguro