Inteligência Emocional e as Ondas Alfa da Mente

Antoni BigCuore*

Data: 10/11/2024

Hora: 12:15

_______________________________________________________________________

A inteligência emocional é a teoria criada pelo Professor Daniel Goleman Ph, doutor em psicologia, da Universidade de Harvard.

Seu livro se chama A Inteligência Emocional, publicado em 1.995, (direitos no Brasil, da Editora Objetiva Ltda, R.J.) tendo se tornado um “best seller” mundial.

Ele quebrou paradigmas na sociedade americana em geral e, sobretudo, no mundo acadêmico, ao criar o conceito de Inteligência Emocional que tem impactado as empresas e as relações no mundo do trabalho. Criou-se, inclusive, o I.E., coeficiente de inteligência emocional.

Ele percebeu que, nas relações humanas, sobretudo, na trabalhista predominava, mormente na admissão de executivos e demais trabalhadores, o critério de Coeficiente de Inteligência. QI. Assim sendo, quanto mais alto era o QI., melhor seria para a empresa, que visava apenas à parte técnica.

Com o advento da teoria da Inteligência Emocional (IE), o professor Goleman, fundamentou sua teoria nos seguintes elementos:

Autoconhecimento, empatia, gestão de emoções, compaixão, meditação, sendo o core ou núcleo central a empatia que é se colocar na posição do outro, ajudá-lo a como gerir as emoções, visando a diminuir as tensões interna nas empresas.

Na minha visão, eu colocaria os seguintes parâmetros para formar o meu conceito de I.E.

Colocaria: autoconsciência, autoconhecimento, espiritualidade/religiosidade, compaixão, vida saudável, (alimentação homeostática, exercícios físicos regulares etc) e EMPATIA.

De onde viriam as “ondas alfa”? Elas seriam o núcleo fundamental dentro do Relaxamento, pois para você atingir o nível de 4,5 a 14,5, heartz. ( Não se esquecer de que as ondas de rádio, são medidas em Hertz.) Seu corpo estando bem relaxado, você consegue conexões com os seus pensamentos positivos. Eu, particularmente, quando quero “conversar com Deus” eu primeiramente relaxo bem o corpo, consequentemente a mente também (baixando a frequência cerebral, no intervalo de 4,5 a 14,5 Hertz, caindo então no “colo” das ondas alfa.

A meditação que faço não tem nada a ver com religião. Respeito a todas elas, mas neste caso, se trata de meditação oriental, cujo objetivo é “esvaziar” a mente para que esta entre em conexão com os pensamentos positivos, emocionais etc. Pratico a meditação todos os dias, por cerca de ½ hora. A perseverança é fundamental para a “iluminação do espírito”.

Tudo isto, eu coloquei na edição de meu Livro A Saúde da Alma e do Corpo, em processo de revisão para uma segunda edição.

• Autor é escritor, pesquisador e cantor. Críticas sugestões enviar para o e.mail: antonibigcuore@uol.com.br. Conheça minha página R.L. acessando: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 10/11/2024
Reeditado em 16/11/2024
Código do texto: T8193832
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.