O QUE É CIÊNCIA COGNITIVA?
Francisco de Paula Melo Aguiar
Preliminarmente em sentido amplo significa conhecer cientificamente o funcionamento da mente humana.
A mente humana é terreno movediço e desconhecido, ninguém conhece o livre arbítrio das escolhas e quereis dos outros, porém, é possível estudar como ela funciona segundo os teóricos assim preocupados com o estudo que tem a mente como centro pensante de cada ser humano em uma abordagem interdisciplinar onde envolvem conhecimentos da Pedagogia, da Neurociência , da Filosofia, da Psicologia, da Inteligência Artificial, etc, bem como de saberes cientificos de todas às áreas do conhecimento humano.
Não se trata de uma receita pronta de bolo, porque "em mentes quadradas ideias novas não circulam", segundo a poetisa, escritora e romancista brasileira Beatriz Amaral (1960).
Isto mesmo, sabido(a) sem estudo é ilação ou lenda mal contada.
É preciso aprender as principais teorias da aprendizagem humana, envolvendo suas abordagens e experimentos ao sol do meio dia, para saber como funciona a percepção a atenção, a memória, a linguagem, a tomada de decisão de cada indivíduo e suas escolhas ou interesses em sentido amplo e em sentido restrito.
Assim sendo, por exemplo,o professor em sala de aula tem saber o.minimo sobre cognição para assim trabalhar com os seus pupilos e suas reais necessidades, inclusive aprender com eles, porque com as redes sociais e a inteligência artificial a formação acadêmica docente deixa a desejar, algo análogo a quem vai dar uma volta ao mundo de bicicleta concorrendo com quem vai fazer o mesmo percurso de avião...
Em síntese, o saber científico de qualquer área da ciência tem e quer mais explicações que justifiquem como o ser humano pensa, aprende e toma suas decisões. Portanto, é preciso se conhecer para praticar em todas as profissões o entendimento proveniente da cognição humana, como uma luz no fim do túnel em pesquisas e projetos que envolvam Educação, Design, Marketing, Psicologia, Psicanálise, Psicopedagogia, Inteligência Artificial e todas as demais procissões e áreas do conhecimento, ninguém fica de fora, pensar ao contrário é mandar a humanidade atual fazer uma regressão para o tempo da pedra bruta e da pedra lascada, porque na contemporaneidade ou pedra "polida", assim erroneamente chamada, já não tem lugar para se fazer curso de didatilografia porque o tempo de saberes é outro, ou sabe ou não sabe, porque qualquer profissional de quaisquer áreas e saberes, formado em ciências ocultas e letras apagadas já não tem emprego garantido na sociedade que faz concurso público para todas as áreas, salvo o retrocesso corrupto do contrato emergencial de vésperas das eleições, uma lástima legal.