CAPITALISMO NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
O modo de produção capitalista passou por transformações significativas. Antes, ele era mais centrado nos países industrializados. Mas agora ele se estende a quase todos os cantos do mundo. E aqui estão algumas maneiras pelas quais o capitalismo se manifesta na economia globalizada.
ECONOMIA DE MERCADO GLOBAL: As economias dos países estão interligadas através do comércio internacional.Empresas multinacionais operam em diversos países, aproveitando os recursos e a mão de obra disponíveis em diferentes regiões.
LIVRE COMÉRCIO: A Globalizada promoveu o livre comércio entre nações, reduzindo as barreiras comerciais e permitindo um fluxo " mais livre" de bens e serviços.Isso, por sua vez, aumenta a competição, promove a inovação e leva os preços mais baixos para os consumidores.
LIBERALIZAÇÃO FINANCEIRA: O capitalismo na era da Globalização é caracterizado pela liberalização financeira. Os mercados financeiros estão mais integrados do que nunca, permitindo o movimento de capital em escala global.
TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO: A Revolução tecnológica da informação também desempenhou um papel crucial na forma como o capitalismo opera na era da Globalização. A internet e outras tecnologia a noite digitais tornaram mais para as empresas operarem internacionalmente e para as informações serem compartilhadas instantaneamente em todo o mundo.
DESIGUALDADE DA RENDA: No entanto, o capitalismo Globalizado também tem as suas desvantagens. A desigualdade de renda tem aumentado em muitos países, com uma parcela cada vez maior da riqueza global concentrada nas mãos 🧤 de uma pequena elite.
IMPACTO AMBIENTAL: O capitalismo Globalizado também levou a um aumento no uso de recursos e a danos ambientais gravíssimos. A demanda por crescimento econômico continuo pode ser insustentável a médio e longo prazo.
Em suma, o capitalismo na era da Globalização é caracterizado por uma economia de mercado global, livre comércio, liberalização financeira e uso de tecnologia e comunicação, no entanto a situação ambiental e desigualdades sociais são gravíssimas e as guerras e conflitos no Oriente Médio e até na Europa e Ásia agravam a sustentabilidade da vida, do meio ambiente gerando violência e degradação do planeta Terra até em sua sobrevivência enquanto planeta.
Manoel Vitório
Diretor da AFAPIP MS
Ex deputado federal do MS da Comissão de Transportes da Câmara Federal. 2000/2002