A Felicidade e a Inteligência Emocional

Antoni BigCuore*

Data: 07/08/24

Hora: 10:27 h.

Local: São Paulo,Sp., Brasil.

Agora de manhã, 10,27h., me assomou à mente a seguinte frase: "A felicidade é um processo de autoaperfeiçoamento, nos aspectos físico, mental, emocional e, sobretudo, espiritual."

O criador da teoria da inteligência emocional, é o Professor Daniel Goleman, da Harvard University, quando escreveu o "best seller" do mesmo nome.

Em sequencia ressaltamos que, a linha da felicidade, NÃO é retilínea. Ela, como todo ser humano, tem momentos de altos e baixos. Até a sabedoria popular a classifica como composta de MOMENTOS FELIZES.

Ela presupõe todo o processo dito acima que, durante toda a vida, o ser humano vai tentando organizar e praticar coisas saudáveis em sua vida cotidiana. A felicidade é o ápice do EQUILÍBRIO! A homeostase da personalidade demanda muito tempo. Sómente será atingida em sua "plenitude", quando se atingir a MATURIDADE, o que se dá, conforme o estudo de Harvard, por volta dos 70 anos!!! Experiência própria, estou com77 anos, feitos em junho e me sinto em plena maturidade. Cosinhas que, no passado, me tiravam do sério, hoje tiro de letra. Tenho um filtro mental que impede as lembranças ruins de se instalarem em minha mente subconsciente.

ASPECTOS FÍSICOS: prática de exercícios físicos diários, esportes e, o mais importante dentro desta dimensão, é a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!, pois a ciencia ja provou isto, que a alimentação funcional, ela contribui enormente para o fluxo adequado dos chamados NEUROTRANSMISSORES: dopamina,serotonina, acetilcolina, endorfinas e Gaba, em nosso organismo.

Qual a funçao destes neuros? Eles são MENSAGEIROS que fazem a comunicaçao entre as celulas nervosas no espaço chamado de "fenda sináptica". Os principais alimentos que ajudam muito na formação dos bons hormônios, são: as oleoginosas, lentilha, grão de bico, feijão preto, carnes, carnes brancas, sobretudo peixes. Castanhas, nozes, uva passa, sementes, chia, linhaça, etc.

EXERCÍCIOS FÍSICOS/ESPORTES. Fundamentais para manter o corpo e espírito em equilíbrio. Ajudam a liberar os chamados hormonios bons, acima citados. Os neutransmissores bem equilibrados, geram muito bem estar e contribuiu para uma personalidade vencedora e radiante.

EMOCIONAL. Tudo que citei, geram energias saudáveis no psiquismo humano, suscitando equilibrio e controle da ansiedade, tensões negativas, e, em síntese, das emoções. Estas bem controladas, contribuem para a centralidade do mental/emocional. Principalmente a ANSIEDADE que é considerada a doença o século.

ESPIRITUAL/RELIGIOSO. Para que tudo que citei, tenha êxito, mister se faz o culto e internalização da religiosidade e espiritualidade. A palavra religião vem do latim "Religare" que significa ligar aquilo que foi desligado. Ou seja, o ser humano pelo pecado perdeu sua ligação com o Sagrado. A palavra religião pressupõe o seguimento de ritos, liturgias p.ex., a existência de hierarquia etc. Já a espiritualidade é a FÉ que a pessoa tem em Deus e pressupoe a existência de CONEXÃO com o Divino. É o aperfeiçoamento do culto ao espírito.

Reputo em tudo que mencionei acima, que o fator Espiritual é o mais importante de tudo! Ele vem em primeiro lugar e o resto vem a reboque.

Por hora é minha reflexão! O tema está sendo aprofundado por mim para futura edição de um livro.

Obrigado por voce leitora(or) ter lido este texto. Deus o abençõe sempre e copiosamente!

-----------------------------------------------------------------------------------------

( *) autor é escritor, palestrante, compositor. Seu livro, editado em 2.003, se chama A Saúde da Alma e do Corpo. Editora O Recado Ltda.,no bairro de Vila Olímpia,Sp.sp.

Contato com o autor: antonibigcuore@uol.com.br

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 20/08/2024
Reeditado em 11/11/2024
Código do texto: T8133090
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.