Inteligência emocional e carreira: uma relação necessária para o autoconhecimento
Construir uma carreira brilhante e próspera constitui-se hoje como um dos grandes desafios da atualidade. O melhor meio para administrar uma carreira promissora é exatamente estabelecer, diante de desafios e dificuldades, um conhecimento interior e uma comunicação aberta e sincera consigo mesmo através da inteligência emocional. Para isso, é necessário que existam metas e objetivos claros e um propósito edificante como forma de promover uma comunicação assertiva entre os pensamentos, sentimentos e comportamentos.
A melhor alternativa para se ter uma alta performance na carreira é simplesmente: ter autoconhecimento, potencializar os pontos fortes e trabalhar positivamente os pontos de melhorias, estudar bastante e construir uma carreira com amor, analisar as oportunidades com um crivo mais apurado, sair da zona de conforto e encarar os obstáculos, ter um mindset blindado, acreditar fielmente em seus dons, talentos e em seu potencial criativo, cultivar uma rede de networking, refletir e ponderar sobre as vantagens e benefícios para o crescimento profissional, com o propósito de ressignificar e assim aprender cada vez mais com suas próprias experiências e também com as pessoas à sua volta.
Dessa maneira, será possível tirar uma grande lição de vida ou um aprendizado ímpar sobre sua própria vida através da análise e reflexão sobre suas próprias emoções, tendo assim uma experiência única, adquirindo enfim uma nova mentalidade disposta a enfrentar desafios com garra, determinação e positividade. Sair da mesmice, da mediocridade, da inércia e da procrastinação e incorporar atitudes extraordinárias para vencer os impasses, dificuldades e desafios encontrados pelos caminhos rumo ao sucesso e à felicidade.
Com base nisso, será capaz de realizar uma profunda reflexão e buscar fazer determinadas adaptações conforme às necessidades e desejos como algo muito necessário e urgente. Vale salientar que a cada mensagem, emoção ou comportamento realizado, deve-se agir da seguinte forma: identificar, reconhecer, analisar, refletir e ressignificar suas próprias emoções, para então agir de forma assertiva de acordo com o que está pensando e/ou sentindo. Agindo dessa forma, é possível ser mais preciso, específico e coerente conquistando-se, portanto, uma inteligência emocional mais refinada.
Vale lembrar que não há nada mais significativo e recompensador do que aprender com os erros ou com um possível fracasso ocorrido em um determinado momento da carreira e saber extrair e utilizar como suporte emocional, ou seja, uma forma fortalecedora de apoiar a si próprio, constituindo-se dessa maneira como uma alternativa ímpar para o caminho do sucesso que se reflete em uma postura proativa, assertiva e resiliente.
Cabe mencionar que não há nada melhor do que ter conhecimento sobre si mesmo, ou melhor dizendo, trilhar um caminho do autoaperfeiçoamento constante, o tão famoso termo " autoconhecimento" muito falado nos dias atuais. Sendo assim, o indivíduo torna-se mais maduro e consciente da sua própria vida pessoal, da sua carreira, do seu crescimento profissional, de seu papel e sua contribuição na empresa, etc.
Dessa forma, portanto, quem tem conhecimento sobre si mesmo, será capaz de conhecer e aplicar em sua vida, teorias, métodos e estratégias para alavancar sua carreira através do autoconhecimento, coaching, mentorias, cursos, palestras e treinamentos de inteligência emocional, etc. Com base nisso, será capaz de conduzir com mais eficácia e precisão, o gerenciamento do tempo, das emoções e da sua própria carreira, posicionando-se como protagonista de sua própria história.
Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso. Graduada em Coaching e Mentoring, Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Coaching Educacional, MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.