O SEMELHANTE PRECISA DE APOIO
sábado, 20 de abril de 2024
O SEMELHANTE PRECISA DE APOIO
Quem ou quais daqueles que alcançaram idade avançada, hoje, conseguiriam visualizar no passado, o atual presente? Impensável. Inimaginável. O mundo atual não passa nem perto do de outrora. Isto é bom ou ruim?
É óbvio que tal indagação dependerá da situação individual daquele que a imagina. As vidas de todos não são iguais. Então, as visões e os entendimentos sobre isso serão relativos a cada um dos que viveram aqueles tempos e ainda se encontram vivendo os tempos atuais.
Talvez um entendimento seja único entre todos. O atual mundo é mais fácil. A tecnologia incumbiu-se disso. Em quase todos os aspectos e sentidos. Mesmo que se saiba que existem algumas pessoas que se mantiveram no atraso, não evoluíram.
Também é definitivo que os mais jovens foram e são os mais favorecidos nesse presente. Até porque já nasceram nela, basicamente. Daí estarem totalmente ambientados sob todas as condições que existem por aí.
Mas, infelizmente, nada é perfeito. Diante disso verificamos certas dificuldades, quase todas essas oriundas das falhas morais de grande parte das populações. O engraçado é que a própria sociedade incumbiu-se de desenvolver leis, regras, regulamentos e afins. Mas que, lastimavelmente, não os cumpre na íntegra. E buscam justificar isso ao famoso "livre arbítrio".
Esta criação é um verdadeiro escracho, porque tenta justificar o injustificável, haja vista que sendo o ser humano dotado de inteligência, deveria seguir essa verve. E de forma absoluta. Pelo menos não erra no volume que acontece.
E por ser quase que naturalmente um ser relapso, atrai para si e para todos o atraso, as dificuldades e até mesmo certos sucessos efêmeros, que brilham fugazmente. Ilusório. Isso sem contar que não produz fraternidade. E isso seria fundamental na existência humana, haja vista que não somos absolutos. Às vezes necessitamos de auxílio ou ajuda alheia.
O verbo/ação servir, é um fator intrínseco à humanidade. Diferentemente disso, tudo estará errado. E o dia a dia nosso o comprova.