Coach, um profissional em constante processo de transformação
Ter qualidade de vida é mais que uma necessidade básica, é uma prioridade máxima para todo ser humano. Não fugindo dessa regra, é de grande relevância que todo coach possa implantar, desenvolver e consolidar hábitos ou rotinas de autocuidado e de sucesso. Nesse sentido, o profissional em questão, deve ter um plano estratégico de sustentabilidade ao longo prazo, como por exemplo: cultivar relacionamentos duradouros e satisfatórios, ir ao médico regularmente, ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos diariamente, ter um sono de qualidade, está sempre estudando, estabelecer uma comunicação eficaz, cultivar sua espiritualidade, praticar seus hobbies, fazer meditação, etc. Estabelecendo essas medidas, poderá potencializar cada vez mais sua inteligência emocional, a alta performance e todos os aspectos da sua vida.
Tendo em vista tais cuidados acima mencionados, o coach poderá aprender continuamente, pois faz muito bem para sua mente e para seu corpo. Para tanto, é necessário que ele tenha um mindset de crescimento e de abundância, pois o mesmo será capaz de revolucionar sua prática, a vida de seus clientes, como também de todos que estão à sua volta. Vale destacar que é através dessa mentalidade que este profissional estabelecerá uma vivência mais significativa, sendo capaz de fortalecer e consolidar suas memórias e aprendizados através do coaching e dos vários tipos de inteligências, em especial - a intrapessoal, interpessoal e emocional.
Vale pontuar que é exatamente através de inúmeros aprendizados, o coach poderá potencializar suas habilidades e competências para lidar diariamente com seus dilemas, dificuldades e desafios. Para enfrentar todos os impasses, é preciso que haja muita automotivação, autodesenvolvimento e autoconhecimento para então ser mais produtivo e feliz. Atuando como agente de mudanças, o mesmo se posicionará como comandante de sua própria vida. Cabe mencionar que este profissional, será capaz de conquistar uma melhor versão de si mesmo, isso graças ao grande potencial criativo e ilimitado do seu cérebro, seus saberes e práticas e experiências de sua vida.
Através da aprendizagem e da inteligência emocional, o coach terá a possibilidade de melhorar o seu poder de sua comunicação. É justamente através deste grande potencial, que ele será capaz de fazer uma análise mais apurada sobre sua missão, seus objetivos e metas. Sendo assim, o mesmo realizará uma profunda reflexão, fazendo assim determinadas adaptações conforme suas necessidades e desejos.
E a cada mensagem, emoção ou comportamento, ele será capaz de identificar, reconhecer, analisar, refletir e ressignificar sua comunicação, para então agir de forma coerente com seus objetivos. Agindo dessa forma, acaba sendo mais assertivo, específico e coerente consigo mesmo e com seu interlocutor. Vale lembrar que a inteligência emocional do coach é muita refinada demonstrada através da autoconsciência, da autorreflexão e autoconhecimento. Ser um coach experiente requer que o mesmo possua autoconhecimento elevado e uma grande bagagem em desenvolvimento humano, para então conquistar uma inteligência emocional mais assertiva, flexível e adaptável.
Cabe mencionar que a mesma é processada por meio da identificação, análise, controle e autorregulação das emoções. Com o propósito de captar e selecionar estímulos - advindos do ambiente e dos relacionamentos - sua inteligência emocional será capaz de moldar pensamentos, sentimentos e comportamentos como forma de potencializar emoções positivas, como também transformar o ser humano em um agente de mudanças de suas próprias emoções posicionando-se, portanto, como protagonista de sua própria história.
Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso. Graduada em Coaching e Mentoring, Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Coaching Educacional, MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.