TABELA DE CORES
(artigo retirado da revista do conglomerado de supermercados LÍDER, presente em todo o Estado do Pará. (rev. de janeiro/2019, pag. 69)
TABELA DE CORES
Pegando carona na coluna da arquiteta Débora Rodrigues, disponibilizamos para você esta tabela com o significado das principais cores. Isso pode ajudar você na hora de montar o visual novo de sua casa ou do seu escritório.
VERMELHO: Essa é uma cor estimulante associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.
LARANJA: É símbolo de coragem, gentileza e otimismo. Costuma ser associada à gentileza e equilíbrio de emoções.
AMARELO: Transmite luz, energia e calor. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria. Torna os ambientes leves e descontraídos. É culturalmente associada à prosperidade material.
VERDE: Cor da esperança. Devido à sua inevitável associação com a natureza, simboliza vida, saúde e fartura. Fertilidade, crescimento e renovação também são significados atribuídos ao verde.
AZUL: É a cor dos sonhos, da imaginação. O azul é associado à sinceridade, tranquilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança e paz de espírito.
VIOLETA: Associada à magia, essa cor representa intuição e espiritualidade. Simboliza também dignidade, respeito e nobreza.
ROSA: A cor rosa é uma espécie de vermelho atenuado pela presença do branco. Representa beleza e romantismo. Culturalmente associada ao feminismo, simboliza delicadeza.
MARROM: Representa disciplina, obediência e responsabilidade. Também expressa maturidade, segurança e consciência.
CINZA: Por ser misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio. Entretanto, seu excesso transmite indecisão e falta de vigor.
PRETO: Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção, mas também expressa qualidades como sobriedade e sofisticação.
BRANCO: Expressa sinceridade. Também representa inocência, espiritualidade e paz.
(OBS: sem autor definido, no texto)