Cidades de nomes estranhos, e bote estranho nisso
O nome da cidade Jacinto Machado é uma homenagem ao general da Guerra do Paraguai (Foto: Reprodução)
Você já parou para pensar sobre o nome da sua cidade? Já imaginou de onde ele veio? Existem muitas cidades com nomes comuns, mas também existem cidades com nomes estranhos. A mente humana é um terreno fértil e muitas piadas já foram feitas em relação a cidades com nomes estranhos.
O Brasil possui dimensões continentais, por conta disso são encontrados todos os tipos de diversidades pelo nosso país. O povo brasileiro é muito criativo e a nossa história é cheia de riquezas e misturas de povos e culturas. Esse é um dos motivos para que existam muitas cidades com nomes estranhos espalhadas pelo Brasil.
13 cidades com nomes estranhos no Brasil
O Brasil é enorme, e possui 5.568 municípios de fato e mais dois municípios equivalentes. Dentro desse número encontramos diversas cidades com nomes estranhos. No site do IBGE nós podemos encontrar os dados referentes a cada uma dessas cidades, incluindo a origem do nome de muitas delas.
Passa Tempo - Minas Gerais
Arroio dos Ratos - Rio Grande do Sul
Cidade de espumoso - Rio Grande do Sul
Rolândia - Paraná
Ampére - Paraná
Jardim de Piranhas - Rio Grande do Norte
Solidão - Pernambuco
Ponto Chique - Minas Gerais
Passa e Fica - Rio Grande do Norte
Fruta de Leite - Minas Gerais
Venha-Ver - Rio Grande do Norte
Xique-Xique - Bahia
Anta Gorda - Rio Grande do Sul
Passa Tempo, em Minas Gerais
Contam que um homem viajante sempre passava por duas senhoras que ficavam sentadas na varanda de casa. Quando ele perguntava o que estavam fazendo, sempre respondiam que estavam passando o tempo. Por isso, a cidade foi batizada de Passa Tempo. Mas existe uma segunda versão que afirma que os bandeirantes que descansavam na região, diziam que iam passar tempo lá e o nome pegou.
Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul
Existe um arroio que banha a cidade de um extremo ao outro, e durante um tempo pode ter havido uma grande quantidade de uma espécie de roedor, por isso a origem do nome.
Cidade de Espumoso, no Rio Grande do Sul
Na cidade, havia muita espuma que descia de várias cachoeiras, e perto do moinho, a espuma girava com a água e formava uma paisagem que encantava os viajantes que passavam por lá.
Rolândia, no Paraná
A cidade paranaense homenageia Roland, legendário herói alemão.
A cidade paranaense homenageia Roland, legendário herói alemão. (Foto: Divulgação)
Essa é com certeza uma das cidades com nomes estranhos. Apesar de parecer um duplo sentido, a origem do nome dessa cidade é bem inocente. Trata-se de uma homenagem a Roland, legendário herói alemão, que na Idade Média guerreava ao lado de seu tio, Carlos Magno, e seu lema era lutar pela “liberdade e justiça”.
Ampére, no Paraná
A história contada é que alguns pescadores de cidades vizinhas estavam na região, na escuridão da noite, conversando sobre quantos ampéres de energia se conseguiria com a construção de uma barragem naquele rio, e o nome ficou.
Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte
Os mais idosos da cidade contam que existe um rio na região chamado Rio Piranhas e à sua margem se localizava a antiga Fazenda Jardim, por isso foi dado esse nome.
Solidão, em Pernambuco
Contam que algumas terras da região foram compradas por Jesuíno Pereira, que chamou o padre Carlos Cottart para celebrar uma missa na sua casa em 1910. Chegando lá, o padre exclamou: Que solidão! Jesuíno perguntou o significado da palavra e o padre disse que era um lugar deserto, isolado, então a cidade foi batizada assim.
Ponto Chique, em Minas Gerais
Esse nome foi dado por ser um local muito bonito.
Passa e Fica, em Rio Grande do Norte
Daniel Laureano montou uma pequena bodega na região que bancava jogos e vendia aguardente para quem passava. O negócio prosperou e diziam que quem passava por lá não queria mais sair. Daí surgiu o nome.
Fruta de Leite, em Minas Gerais
A cidade possui esse nome porque na região existe uma grande quantidade de uma fruta comestível e adocicada, chamada fruta de leite.
Venha-Ver, no Rio Grande do Norte
Muitas histórias são contadas, mas a mais conhecida é que a filha de um fazendeiro começou a namorar um de seus escravos. O pai resolveu mandar a menina para outra região e no dia da sua partida, mandou chamar a filha, e sua escrava informou que ela estava conversando com o namorado. Ele brigou com a escrava, desacreditando dela, mas ela o chamou para confirmar a informação. Ela disse: Venha ver! E a cidade foi batizada com a expressão.
Xique-Xique, na Bahia
Os primeiros exploradores encontraram uma grande quantidade de cactus Xique-Xique na região, e o nome do cacto foi colocado na cidade.
Anta Gorda, no Rio Grande do Sul
Essa é mais uma das cidades com nomes estranhos. A história contada é que no período de sua colonização, uma anta de grandes proporções foi morta na área. Os moradores passaram a usar o fato como referência para mencionar a região, chamando-o de Anta Gorda. Em 1910, seu nome foi modificado para Carlos Barbosa, porém não foi aderido pela população local, e em 1912, a cidade voltou a se chamar Anta Gorda.