Inteligência Emocional
Publicado em 1995 pelo psicólogo de Harvad, Daniel Goleman, o livro Intelegência Emocional continua sendo muito atual, a ponto de Revistas voltadas para o desempenho profissional de qualquer categoria estar sempre trazendo à tona, a exemplo da Você S/A, que, mais uma vez , aborda o tema, apontando ferramentas para que cada um melhore a sua inteligência.
Temos frisado que não basta a competência téncica para sermos bem sucessidos na atividade profissinal. Se lidamos com pessoas e cada uma age de maneira diferente, no que diz respeito ao comportamento e atitudes, precisamos ter o devido controle emocional para não reagir de forma desrespitosa ou raivosa, quando delas discordamos.
Há exemplos de pessoas comprovadamente competentes naquilo que fazem, mas desmoronam seus próprios castelos, apenas por reações desastrosas diante de pessoas de sua equipe. Como o administrador é aquele que alcança seus objetivos por meio de terceiros, nunca ele próprio pondo a mão na massa, é evidente que precisa conscientizar-se de que "ninguém é forte sozinho", como apregoa o slogan do cooperativismo. E, pela falta de humildade, por egoísmo, desmorona também sua inteligência emocional.
O ser humano, gregário por natureza, precisa controlar seus impulsos para não magoar aquele que lhe é o próprio suporte.
Que sejamos apredizes daquele que na psicologia comportamental é o PhD, Daniel Goleman, de uma das universidades mais famosas do mundo, Harvard.