150km/h - NINGUÉM SEGURA a fOrÇa NAsAL

O poder de um espirro é impressionante: 150 quilômetros por hora!

Aí você pode perguntar: “mas... e o tamanho do nariz influi?” — A resposta é: NÃO.

Vejamos a explicação, conforme extraído do “CHC.org”.

ASPAS abertas

//

Quem tentar medir a velocidade do espirro chegará à conclusão de que ele pode sair do corpo a 150 quilômetros por hora, ou seja, mais rápido do que qualquer motorista responsável ao pisar no acelerador! Perto dessa velocidade, a respiração normal não é nada, com seu ritmo pacato e constante. Mas, por mais diferentes que pareçam, o espirro e a respiração normal têm algo em comum: ambos são controlados pela mesma região do cérebro, chamada de centro respiratório, e ambos são involuntários.

\\

ASPAS fechadas. Confira em:

http://chc.org.br/acervo/por-que-espirramos/

.................

Voltando aqui, o Tex.

Está aí o motivo da não-influência do tamanho do nariz na velocidade do espirro. Obviamente, se o nariz é maior ou menor, você quando espirrar poderá causar maior ou menor vexame... ou perigo, em tempos de Covid.

Aí, vem outra pergunta: “é o tamanho do pulmão que faz o espirro sair com tanta força?” — A resposta também é: NÃO.

Vejamos mais um pedacinho desse estudo divulgado, que você poderá ler por completo no link que deixei logo acima (copiar/colar no navegador):

ASPAS reabertas

// Ora, se o ar sai quando os músculos relaxam, como é que o espirro sai com tanta força? Bem, no espirro, entram em ação outros músculos das costas e também do abdômen. Os mesmos músculos, aliás, que modificam a respiração quando queremos falar ou cantar.

Quando uma poeira, uma fumaça ou um cheiro irritam o nariz, o centro respiratório é informado e toma as medidas necessárias: interrompe a respiração normal, faz você inspirar profundamente e, subitamente, faz todos aqueles outros músculos se contraírem, empurrando todo o ar para fora de uma vez só. Para aumentar a pressão do ar saindo, há ainda um requinte: bem no comecinho do espirro, a saída do ar dos pulmões é temporariamente bloqueada por uma tampinha na garganta, chamada glote, e pelas cordas vocais, que, logo em seguida, se abrem, liberando o caminho.

\\ ASPAS fechadas e finalizadas

..............

Voltando e finalizando aqui, o Tex.

Quem diria (né não?), meu amigo e minha amiga, que o espirro é coisa que mobiliza todo esse aparato do nosso corpo — e não apenas nariz e pulmão?

Então concluímos que o título que dei a este texto está equivocado: “ninguém segura a força nasal” — parece até campanha antecipada do lançamento do Luciano Huck à presidência da república, né não?

O bom é que isso não muda as coisas, pois o próximo espirro não exigirá de nós que fiquemos pensando em tudo isso.

:::::::::::::::::::::::::

Da série: “Tô de máscara e vou espirrar. E agora?”