A tecnologia e o mercado de trabalho: o profissional do futuro

Atualmente, é verdade que o mundo está passando por constantes transformações e o mercado de trabalho foi um dos meios mais modificados pelo impacto das tecnologias emergenciais. Sendo assim, muitas carreiras sofreram modificações para poder se adaptar e sobreviver às exigências do mercado. Isso é inegável que desta forma exponencial, os profissionais tiveram que evoluir devido às novas exigências do mercado e à inovação das tecnologias.

O profissional para manter-se com competitividade no mercado de trabalho e com alta performance teve que abraçar novas mudanças para que pudesse sobreviver a esta nova realidade. Sabe-se que para que uma sociedade evolua é necessário que possa buscar conhecimentos e assim os profissionais tiveram que incorporar novos conhecimentos através de cursos em universidades e cursos técnicos de qualidade.

Muitas profissões mudaram e outras foram ou serão extintas ao longo da evolução da sociedade isso é fato. As profissões do ano de 2030 surgirão de novas demandas, portanto, os novos profissionais terão que incorporar novas competências e habilidades para garantir sua empregabilidade.

Vale ressaltar que os novos profissionais vão ter que ter em sua bagagem profissional as várias competências que são: hard skills e soft skills. As hard skills são as competências técnicas que são adquiridas tecnicamente na profissão. Por outro lado, as soft skills são competências comportamentais, habilidades e atitudes, dentre elas: inteligência emocional, flexibilidade, liderança, comunicação, trabalho em equipe, negociação, etc.

Cabe mencionar que a tecnologia está cada vez mais se expandindo, transformando e conquistando novos mercados progressivamente, para que tal mudança seja de caráter positivo é necessário que os governantes e os empreendedores possam estabelecer e manter campanhas e programas de capacitação em massa para capacitar incontáveis profissionais que precisam trabalhar com mais qualidade de vida, qualificação e competitividade no mercado de trabalho. Para ser o profissional do futuro é preciso: ter garra, liderança, empregabilidade, competência e ter a capacidade de evoluir e de acompanhar as transformações da atualidade.

Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" da Editora Conquista-RJ. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em MBA em Liderança e Coaching. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Empresarial, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 20/03/2021
Reeditado em 06/04/2021
Código do texto: T7211525
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.