PESQUISADORES MATAM CÉLULAS DE CÂNCER COM SINFONIA DE BEETHOVEN

De ler o título alguns devem ter taxado o experimento de misticismo barato, mas é ciência da pesada mesmo. Um grupo de cientistas liderados por Marcia Capella, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ (a Federal do Rio de Janeiro) realizou com sucesso uma pesquisa que pode dar origem a um tratamento revolucionário contra o câncer de mama.

Ao invés de quimioterapia e radioterapia, os pesquisadores tocaram a 5º Sinfonia de Beethoven e a composição Atmosphères, de Gyorgy Ligeti, para células de câncer. Com essas duas canções, as células diminuíram e deixaram de viver (escrever "morrer" parece meio pesado nesse caso).

Foi meia hora de "audição" de música pelas células (chamadas cientificamente de MCF-7, o que significa câncer de mama humano) e uma pausa de 48 horas para fazer os testes de duplicação das células, uma vez que elas demoram até 30 horas para alterarem sua composição.

Segundo os resultados, cerca de 20% das células morreram após "ouvirem" Beethoven e Ligeti, enquanto o restante geralmente diminuiu o tamanho. É um resultado excelente.

"Beethoven é extremamente agradável de se ouvir, então não seria de forma alguma um problema para os pacientes portadores da doença. As composições de Ligeti, diferentemente, não são harmoniosas e causam uma maior tensão. Mas como ambas parecem agir

HORA 7 e REPRODUÇÃO PINTEREST
Enviado por Miguel Toledo em 12/08/2020
Reeditado em 12/08/2020
Código do texto: T7033200
Classificação de conteúdo: seguro