Neuroaprendiz - o sujeito da aprendizagem
Acompanhar o desempenho de um neuroaprendiz é um fenômeno sensacional, pois podemos visualizar os progressos do aprendente com um olhar mais acolhedor quanto à sua aprendizagem, no que diz respeito à sua formação de sua personalidade, seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Não devemos esquecer, portanto, que é necessário levar em consideração que a relação intrínseca do sujeito com o objeto ao ser apreendido, pois requer uma interação recíproca, profunda e harmoniosa com as múltiplas variáveis que interferem na construção da sua própria modalidade de aprendizagem.
Vale salientar que no processo de construção de conhecimentos, habilidades e competências, o neuroaprendiz enfrenta inúmeros obstáculos e desafios ao buscar superar seus próprios limites e potencialidades.
E cada experiência adquirida neste processo faz com que o mesmo se fortaleça e ganhe inteligência, humanização e autonomia diante do objeto aprendido, é na interação entre sujeito e objeto que acontece a aprendizagem, um fenômeno ímpar que ocorre gradativamente através de uma relação de maturação das capacidades cognitivas e emocionais que o acompanha evolutivamente.
Cabe mencionar que nesta fase de conquista não há fracasso e sim resultados, pois os erros e acertos têm um papel preponderante para a evolução do ser humano mais resiliente e assertivo, ganhando assim autonomia e liderança para lidar com as diversas situações de aprendizagem ao longo da sua vida.
Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" da Editora Conquista-RJ. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Empresarial, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica. Atua como neurocientista, coach, professora, palestrante e escritora.