1141-A MENTE

A mente é uma concentração de energia que envolve o corpo físico de todo ser humano. Alguns a chamam de alma, outros de espírito, outros de inteligência.

Se nos fosse dado ver a mente, veríamos que ela não tem forma, ou seja, é amorfa. Está ao redor de nosso corpo físico, envolvendo-o totalmente. É vibrante e está em constante mudança, de acordo com nossos pensamentos. Ela recebe e emana energia a todo tempo.

Envolvente como é, está em contato com todo nosso corpo, e não apenas com o cérebro. E é através do cérebro que recebemos as informações, os comandos de ação e reação e que enviamos nossas mensagens: emoções, ideias, pensamentos; enfim, o cérebro é como um aparelho receptor e transmissor funcionando sem parar um instante sequer.

Quando o corpo passa por qualquer experiência. Seja dor, alegria, um fato, conhecimento, etc., o cérebro é avisado, e a informação passa de modo automático e instantâneo para a mente. A resposta é imediata.

Estou cuidando de minhas roseiras no jardim quando um esbarro em um espinho, perfurando a pele. A reação é instantânea: primeiro, a dor, que faz retrair minha mão, a seguir de um pequeno sangramento, e uma exclamação de surpresa.

As defesas do organismo já trabalham a fim de providenciar a cura. A experiência de outras situações idênticas me leva a lavar o ferimento e procurar um medicamento ou band-aid para proteger e curar o pequeno ferimento.

Todo isto acontece de uma maneira instintiva, a fim de restabelecer a integridade do corpo e evitar que a dor se prolongue.

Em uma situação que cause medo ou anuncie um perigo, faz com que todo o conjunto corpo físico-cérebro-mente ajam em consonância nas reações em diversos níveis: há uma descarga súbita de adrenalina no corpo, os músculos se tornam rígidos e prontos para a luta, a fuga ou a procura de segurança. É tudo tão rápido que mossa consciência não consegue acompanhar o inconsciente, que reage automaticamente.

Como o Sol, sempre emitindo sua energia, iluminando e aquecendo os corpos celestes que fazem parte do sistema solar, assim o sol pessoal de cada um — a Mente — está em constante efervescência emitindo e recebendo energia.

A mente recebe energia todo o tempo, mesmo quando estamos em repouso ou dormindo, que passa para o corpo físico, atuando de maneira positiva ou negativa, conforme a “sintonia fina” que conecta no oceano de ondas em que vivemos mergulhados como os peixes no mar.

Ao mesmo tempo emana para o Universo energia sob a forma de pensamentos.

Pensamento

O pensamento é uma poderosa energia, produto da constante atividade mental. Tão forte é o poder da mente e, portanto, dos pensamentos, que os cientistas avaliam que só conseguimos utilizar cerca de dez por cento de nossa capacidade mental.

Devido a este grande poder da mente, devemos ter cuidado, muito cuidado com nossos pensamentos.

Ao pensarmos coisas boas e belas, com certeza esses pensamentos, de forma imediata, irão inspirar coisas belas e motivar boas ações, em nós e também em todo o Universo.

De modo semelhante, pensamentos ruins se propagam e encontrarão repercussão em mentes doentes. E voltam-se contra nós, prejudicando nossa saúde e provocando ações malignas.

O pensamento criativo é a fonte e origem de tudo o que a humanidade realizou, realiza e realizará.

Como escreveu Julio Verne, famoso autor de novelas e romances famosos, com “Viagem à Lua”, “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”:

“Tudo que uma pessoa imaginar/idealizar, ela própria ou outras pessoas poderão realizar”.

Um pensamento, como energia que é, jamais se dissipa. Fica no Inconsciente Coletivo, que é uma aura energética que cerca a Terra, que contem tudo o que já foi pensado, e onde as mentes inteligentes podem buscar inspiração para suas obras.

E transcrevo o pensamento expresso em palavras e por escrito de outro famoso artista, Pablo Picasso:

“A Inspiração existe. Quando ela chega deve encontrar o artista trabalhando”.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 25 de Janeiro de 2020

Cronica # 1141 da Série INFINITAS HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 13/02/2020
Código do texto: T6865133
Classificação de conteúdo: seguro