AtOalidades

E o mês de junho passou incólume, ao largo das Atoalidades... oportunizando (!) assim, férias antecipadas aos trinta e muitos fiéis leitores. Mas julho chegou para reabrir as conjanelas...sem taramelas...

E o panorama esportivo ferve, tal como os ares europeus desses últimos dias, onde já não são mais acolhidos candidatos africanos e levantinos a imigrantes como outrora. A comandante de um navio que Mediterrâneo afora vinha recorrendo esses farrapos humanos foi detida, e será processada, por aportar na ilha de Lampedusa, e transgredir a ordem de zero tolerância das democracias zeropéias...

Wimbledon, o mais glamouroso e tradicional dos torneios de tênis, terá sua grama pisada por Thiago Monteiro e Bia Haddad nos torneios simples, masculino e feminino respectivamente. A esperança de se repetirem os feitos de Maria Esther Bueno não sai de nossos corações, mas a realidade recomenda prudência, muito trabalho e inspiração, pois o tênis é um esporte onde impera uma ordem lógica quase intransponível. E felizmente, pudemos testemunhar a introdução e evolução excepcionais do fenômeno Guga que contrariou essa ordem, ao arrebatar Roland Garros por três vezes.

Nosso futebol feminino chegou desacreditado à França, após uma sucessão de reveses preparatórios mas até que se deu muito bem, considerado o nível de apoio que recebe, sobretudo em comparação

com o masculino; e esse, agora, sem Neymar, contundido, se acha no dernier carré da Copa América, tendo frente a lendária Argentina de Messi, em uma fome de títulos internacionais que já dura décadas...

Na outra semifinal, já firmando tradição, o Chile, bi-campeão do torneio

vai enfrentar um supreendente Peru que endureceu na hora certa e mandou os uruguaios de Suárez e Cavani mais cedo para casa.

Mas se você, caro leitor, se em meio às férias dos campeonatos nacionais da Europa quiser ver um match de verdade, vá a Pitangui:

o campeonato municipal, além do peso da tradição do Clube Atlético Pitanguiense e do Pitangui Esporte Clube, reúne também um Real Madrid e um Manchester City...E em meio à festa futebolística le tout Pitangui entristeceu-se com a partida do Messias, em junho findo, aos setenta e poucos anos...o Messias, a quem nunca vi jogar, infelizmente, é considerado o maior futebolista da cidade de todos os tempos. Será que o Nadinho Valério, conterrâneo e contemporâneo, ainda em atividade, concordará comigo...? Muitos lamentam o fato de o Messias não ter tido o apoio e a orientação competentes para ter feito carreira no futebol profissional.

E de um Messias ao outro: o Presidente foi representar o país que governa à reunião das 20 maiores economias do planeta, em Osaka, Japão, na semana que passou, e naquele mesmo foro comandou a reunião do BRICS, que reúne as poderosas economias de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Entretanto, os fatos mais marcantes, para a imprensa internacional foram a trégua, ainda que insegura e volátil, na guerra comercial Estados Unidos e China e a surpreendente visita de Trump ao líder norte-coreano na zona desmilitarizada que há mais de 65 anos separa e humilha os coreanos. O Presidente Bolsonaro fez balanço positivo de sua participação no evento, onde manifestou a crença no papel do nióbio para a redenção econômica do Brasil e louvou a assinatura de acordo econômico, celebrado concomitantemente, em Bruxelas, entre a União Européia e o Mercosul. As negociações para a obtenção desse significativo entendimento entre dois importantes blocos econômicos carreavam-se por 20 anos sem oferecer perspectivas imediatas de conclusão.

No mais, tivemos Sílvio Santos, o Faro, o Hulk e a Eliana para tornarem o domingo mais brasileiro - além das maciças manifestações de confiança de que a Lava não será desacreditada pela Vaza.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 01/07/2019
Código do texto: T6685808
Classificação de conteúdo: seguro