Sem o Teuku
Sem o Teuku. Pronto, estava decidido e se não por influência da zelosa Embaixatriz, pela voz da consciência que, volta e meia, dava um palpite feliz. Mas onde é que já se vira uma coisa daquelas, um indecência tão gratuitamente exposta, e logo numa representação oficial do Governo da República Federativa do Brasi?
A história, de que fui testemunha auricular, já no longínquo ano de 1979, tinha a ver com o endereço postal da Chancelaria da Embaixada em Jacarta, Indonésia. Eu ali caíra por default - pois havia sido preterido numa vaga temporária, e mais curta até, para a Embaixada em Túnis - e lá fui passar os 15 meses iniciais de meu tempo de serviço no exterior, que quase chegou à contagem necessária para a celebração de seu jubileu de prata.
Mas vamos à história, sem chongas, nem delongas, malgrado las milongas. Já na chefia do posto havia uns 4 anos, o Embaixador Jorge de Sá Almeida arbitrou que a coisa não poderia mais continuar como estava: o endereço postal da Chancelaria era Jalan Teuku Cik Ditiro, número 24, se me não falha a memória.
Jalan, na língua local quer dizer rua, principalmente, pois pode também ser caminhar e ter ainda outros derivativos. Teuku é nome próprio, e na etimologia javanesa é propiciatório de boa natureza, e de prestimosidade, propenso também a ajudar o próximo com tal ardor que pode trazer eventualmente a consequência indesejada de um envolvimento mais do que o necessário. Ou literalmente, tomar as dores alheias...
E tanto o Cik quanto o Ditiro seguem na mesma linha de significação. Tudo reunido, Teuku Cik Ditiro (pronuncia-se tchik)...tínhamos ali a homenagem a um cidadão respeitável, possivelmente um destacado prócer na luta pela independência do país, conquistada em 1945 com o fim das hostilidades bélicas entre os Estados Unidos e o Japão, e finalmente, quatro anos depois, com o reconhecimento do governo colonizador dos Países-Baixos, que muito resistiu e mais alto cobrou pela independência de sua mais rica colônia.
O Embaixador Almeida, ao arrazoar, e obter o assentimento da Secretaria de Estado das Relações Exteriores para a mudança de nome, imprimiu circular alusiva à boa nova e mandou imprimir envelopes e cartões com a nova designação: Jalan Cik Ditiro, 24. O Teuku estava afastado definitivamente. Menos, contudo, para a municipalidade, a vizinhança, as placas indicativas e o correio local. Missão cumprida, na moral...