Aborto, não! Sim à vida... Somente em casos extremos... na forma da lei. A mãe pode optar pela vida da criança como heroísmo.
Pecado Grave!
Crime contra o bebê que não se pode defender da ameaça contra ele.
Não deveria nunca uma mãe matar seu bebê... Ela o deferia sempre e amorosamente cuidar e defender seu corpo, sua vida, seu bebê...
Sua mãe não a abortou, nunca aborte!
J B Pereira
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" - Muito bem, já fez a experiência. Quem é que, ao chegar perto do fogo, não se queima? Assim é com Cristo. Quem é que, ao se aproximar dele, não sente o fogo do seu amor?"
Padre Pio
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Jaculatória ou preces de fé e amor a Deus em nome de Jesus!
Jesus, Maria e José: minha família vossa é!
Ó meu Jesus crucificado por minha culpa - estou arrependido por ter pecado. Peço a graça da perseverança no bem e na hora da minha morte. Amém.
Ó meu bom Jesus de Amor ferido,
nunca houvera te ofendido,
ó meu doce bom Jesus
nunca Te pregues na cruz.
Amém.
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Perfume A História de um Assassino Filme Completo dublado
https://www.youtube.com/watch?v=JZtlAgoZwSI
Graduação UNINOVE | 2019
Análise em:
https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Psicologia/An%C3%A1lise-do-filme-O-perfume-a-hist%C3%B3ria-1308281.html
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Comentário
J B Pereira
O filme acima retrata cenas góticas e rústicas de uma vida à deriva:
um garoto - um quase morto - rechaçado desde ao nascer.
As condições não lhe foram favoráveis e o orfanato foi o seu destino inicial!
E desenvolveu a capacidade de cheirar, perceber aromas de todo tipo.
E se tornou um perfumista, talvez o melhor.
Mas, a vida tem paradoxos: perfumes e cheiros, tudo tem um valor e perigo!
Era preciso elaborar seu caráter e perfonalidade.
Ganhar a vida - exigiu dele trabalhos diferentes e gente de todo tipo, inclusive violência nos ofícios - um deles num cortume.
Era preciso boa e inadiável oportunidade para se humanizar?
Há espertos e especialistas. De que lado, o garoto - agora homem - deve ficar?
E o rapaz identifica facilmente os perfumes - frascos sem rótulos.
Surpreende! Um nariz apurado: o melhor de Paris.
Patholi, laranja, cravo, amiscar, iusturaque,
As notas e dosagem de Amor e Psigué: o talento implica experiência
(= emperia). Amor e Psiqué são mitos gregos.
Mestre Baldine orienta Jean-Batiste
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"Ouça músicas sem anúncios com o YouTube Premium
Música
Perfume: The Story of a Murderer: Grenouille's childhood
Artista
Berliner Philharmoniker/Sir Simon Rattle/Melanie Mitrano/Johnny
Álbum
Perfume - The Story of a Murderer [Original Motion Picture Sound
Licenciado para o YouTube por
WMG (em nome de PLG UK Classics); CMRRA, SODRAC, Sony ATV Publishing e 12 associações de direitos musicais"
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"... o aborto e o infanticídio são crimes abomináveis."
"O amor conjugal e o respeito pela vida humana
51 Com efeito, Deus, senhor da vida, confiou aos homens, para que estes desempenhassem dum modo digno dos mesmos homens, o nobre encargo de conservar a vida. Esta deve, pois, ser salvaguardada, com extrema solicitude, desde o primeiro momento da concepção; o aborto e o infanticídio são crimes abomináveis."
CONSTITUIÇÃO PASTORAL
"GAUDIUM ET SPES " - Alegria em Jesus e Esperança sincera na Igreja de Jesus.
SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL
http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html
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«Não há maior amor do que dar alguém a vida pelos seus amigos» (Jo. 15, 13).
O mesmo Deus que disse «não é bom que o homem esteja só» (Gén. 2,88) e que «desde a origem fez o homem varão e mulher» (Mt. 19,14), querendo comunicar-lhe uma participação especial na Sua obra criadora, abençoou o homem e a mulher dizendo: «sede fecundos e multiplicai-vos» (Gn. 1,28).
"O homem vale mais por aquilo que é do que por aquilo que tem (5). Do mesmo modo, tudo o que o homem faz para conseguir mais justiça, mais fraternidade, uma organização mais humana das relações sociais, vale mais do que os progressos técnicos. Pois tais progressos podem proporcionar a base material para a promoção humana, mas, por si sós, são incapazes de a realizar."
"Além disso, o amor conjugal é muitas vezes profanado pelo egoísmo, amor do prazer e por práticas ilícitas contra a geração. E as actuais condições econômicas, sócio-psicológicas e civis introduzem ainda na família não pequenas perturbações. Finalmente, em certas partes do globo, verificam-se, com inquietação, os problemas postos pelo aumento demográfico. Com tudo isto, angustiam-se as consciências. "
CONSTITUIÇÃO PASTORAL
"GAUDIUM ET SPES " - Alegria em Jesus e Esperança sincera na Igreja de Jesus.
SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL
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«... não vos conformeis com este mundo» (Rom. 12, 2), isto é, com aquele espírito de vaidade e malícia que transforma a atividade humana, destinada ao serviço de Deus e do homem, em instrumento de pecado.
Cuidar de si e do outro.
Prova de amor é perdoar-se para livremente viver e amar ...
«Todas as coisas são vossas; mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus» (1 Cor. 3, 22-23).
J B Pereira
Cuidado é o que deveria nos caracterizar como pessoas.
Cuidar é sinal e expressão de amor e afeto.
Cuidar é altruísmo sem servilismo. É querer bem, não falar mal e nem desejar mal ao outro.
A mãe cuida do filho: é instinto e devoção.
Alguns reduziram a um mero trabalho e um esforço...
Sem cuidado, ninguém é nada.
O cuidado envolve o olhar atento, o conselho, a direção espiritual, o respeito pelo outro, a oportunização ao trabalho e encaminhamento na vida e as dicas para chave de leitura do sentido da vida.
"Aquele que segue Cristo, o homem perfeito, torna-se mais homem."
41)
"... a Igreja mãe «exorta sem cessar os seus filhos a que se purifiquem e renovem, para que o sinal de Cristo brilhe mais claramente no rosto da Igreja» (21).
«Deus é amor» (1 Jo. 4, 8)
J B Pereira
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CONSTITUIÇÃO PASTORAL
"GAUDIUM ET SPES " - Alegria em Jesus e Esperança sincera na Igreja de Jesus.
SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL
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"Íntima união da Igreja com toda a família humana
Contra o aborto, o infanticídio, a eutanásia, o feminicídio, o racismo, a pedofilia, o terrorismo, a violência e suas formas simbólicas, ideológicas e mediáticas, a fome, as guerras, a seca... a corrupção...
"Aborto é nefando." Crime contra a vida, a vida da pessoa no ventre materno, pecado gravíssimo contra a família, a sociedade e a igreja, contra a humanidade...
http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html
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CONSTITUIÇÃO PASTORAL
"GAUDIUM ET SPES " - Alegria em Jesus e Esperança sincera na Igreja de Jesus.
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"Ora a liberdade humana com frequência se debilita quando o homem cai em extrema miséria, e degrada-se quando ele, cedendo às demasiadas facilidades da vida, se fecha numa espécie de solidão dourada. Pelo contrário, ela robustece-se quando o homem aceita as inevitáveis dificuldades da vida social, assume as multiformes exigências da vida em comum e se empenha no serviço da comunidade humana."
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CONSTITUIÇÃO PASTORAL
"GAUDIUM ET SPES " - Alegria em Jesus e Esperança sincera na Igreja de Jesus.
SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL
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"Responsabilidade e participação social
"Igualdade essencial entre todos os homens
Sem dúvida, os homens não são todos iguais quanto à capacidade física e forças intelectuais e morais, variadas e diferentes em cada um. Mas deve superar-se e eliminar-se, como contrária à vontade de Deus, qualquer forma social ou cultural de discriminação, quanto aos direitos fundamentais da pessoa, por razão do sexo, raça, cor, condição social, língua ou religião. É realmente de lamentar que esses direitos fundamentais da pessoa ainda não sejam respeitados em toda a parte. Por exemplo, quando se nega à mulher o poder de escolher livremente o esposo ou o estado de vida ou de conseguir uma educação e cultura iguais às do homem."
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CONSTITUIÇÃO PASTORAL
"GAUDIUM ET SPES " - Alegria em Jesus e Esperança sincera na Igreja de Jesus.
SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL
http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html
"Respeito e amor dos adversários
Além disso, são infames as seguintes coisas: tudo quanto se opõe à vida, como seja toda a espécie de homicídio, genocídio, aborto, eutanásia e suicídio voluntário; tudo o que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, os tormentos corporais e mentais e as tentativas para violentar as próprias consciências; tudo quanto ofende a dignidade da pessoa humana, como as condições de vida infra-humanas, as prisões arbitrárias, as deportações, a escravidão, a prostituição, o comércio de mulheres e jovens; e também as condições degradantes de trabalho; em que os operários são tratados como meros instrumentos de lucro e não como pessoas livres e responsáveis. Todas estas coisas e outras semelhantes são infamantes; ao mesmo tempo que corrompem a civilização humana, desonram mais aqueles que assim procedem, do que os que padecem injustamente; e ofendem gravemente a honra devida ao Criador."
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CONSTITUIÇÃO PASTORAL
"GAUDIUM ET SPES " - Alegria em Jesus e Esperança sincera na Igreja de Jesus.
SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL
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"Porque o pecado diminui o homem, impedindo-o de atingir a sua plena realização.
A sublime vocação e a profunda miséria que os homens em si mesmos experimentam, encontram a sua explicação última à luz desta revelação."
"Interdependência da pessoa humana e da sociedade humana
25. A natureza social do homem torna claro que o progresso da pessoa humana e o desenvolvimento da própria sociedade estão em mútua dependência.
Com efeito, a pessoa humana, uma vez que, por sua natureza, necessita absolutamente da vida social (3), é e deve ser o princípio, o sujeito e o fim de todas as instituições sociais.
Não sendo, portanto, a vida social algo de adventício ao homem, este cresce segundo todas as suas qualidades e torna-se capaz de responder à própria vocação, graças ao contacto com os demais, ao mútuo serviço e ao diálogo com seus irmãos.
Entre os laços sociais, necessários para o desenvolvimento do homem, alguns, como a família e a sociedade política, correspondem mais imediatamente à sua natureza íntima; outros são antes fruto da sua livre vontade.
No nosso tempo, devido a várias causas, as relações e interdependências mútuas multiplicam-se cada vez mais;
o que dá origem a diversas associações e instituições, quer públicas quer privadas.
Este facto, denominado socialização, embora não esteja isento de perigos, traz, todavia, consigo muitas vantagens, em ordem a confirmar e desenvolver as qualidades da pessoa humana e a proteger os seus direitos (4).
Porém, se é verdade que as pessoas humanas recebem muito desta vida social, em ordem a realizar a própria vocação, mesmo a religiosa, também não se pode negar que os homens são muitas vezes afastados do bem ou impelidos ao mal pelas condições em que vivem e estão mergulhados desde a infância.
É certo que as perturbações tão frequentes da ordem social vêm, em grande parte, das tensões existentes no seio das formas econômicas, políticas e sociais.
Mas, mais profundamente, nascem do egoísmo e do orgulho dos homens, os quais também pervertem o ambiente social.
Onde a ordem das coisas se encontra viciada pelas consequências do pecado, o homem, nascido com uma inclinação para o mal, encontra novos incitamentos para o pecado, que não pode superar sem grandes esforços e ajudado pela graça."
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"Promoção do bem-comum
26. A interdependência, cada vez mais estreita e progressivamente estendida a todo o mundo, faz com que o bem comum - ou seja, o conjunto das condições da vida social que permitem, tanto aos grupos como a cada membro, alcançar mais plena e fàcilmente a própria perfeição - se torne hoje cada vez mais universal e que, por esse motivo, implique direitos e deveres que dizem respeito a todo o género humano. Cada grupo deve ter em conta as necessidades e legítimas aspirações dos outros grupos e mesmo o bem comum de toda a família humana (5).
Simultaneamente, aumenta a consciência da eminente dignidade da pessoa humana, por ser superior a todas as coisas e os seus direitos e deveres serem universais e invioláveis. É necessário, portanto, tornar acessíveis ao homem todas as coisas de que necessita para levar uma vida verdadeiramente humana: alimento, vestuário, casa, direito de escolher livremente o estado de vida e de constituir família, direito à educação, ao trabalho, à boa fama, ao respeito, à conveniente informação, direito de agir segundo as normas da própria consciência, direito à protecção da sua vida e à justa liberdade mesmo em matéria religiosa.
A ordem social e o seu progresso devem, pois, reverter sempre em bem das pessoas, já que a ordem das coisas deve estar subordinada à ordem das pessoas e não ao contrário; foi o próprio Senhor quem o insinuou ao dizer que o sábado fora feito para o homem, não o homem para o sábado (6). Essa ordem, fundada na verdade, construída sobre a justiça e vivificada pelo amor, deve ser cada vez mais desenvolvida e, na liberdade, deve encontrar um equilíbrio cada vez mais humano (7). Para o conseguir, será necessária a renovação da mentalidade e a introdução de amplas reformas sociais.
O Espírito de Deus, que dirige o curso dos tempos e renova a face da terra com admirável providência, está presente a esta evolução. E o fermento evangélico despertou e desperta no coração humano uma irreprimível exigência de dignidade.
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"Respeito da pessoa humana
27. Vindo a conclusões práticas e mais urgentes, o Concílio recomenda a reverência para com o homem, de maneira que cada um deve considerar o próximo, sem excepção, como um «outro eu», tendo em conta, antes de mais, a sua vida e os meios necessários para a levar dignamente (8), não imitando aquele homem rico que não fez caso algum do pobre Lázaro (9).
Sobretudo em nossos dias, urge a obrigação de nos tornarmos o próximo de todo e qualquer homem, e de o servir efetivamente quando vem ao nosso . encontro - quer seja o ancião, abandonado de todos, ou o operário estrangeiro injustamente desprezado, ou o exilado, ou o filho duma união ilegítima que sofre injustamente por causa dum pecado que não cometeu, ou o indigente que interpela a nossa consciência, recordando a palavra do Senhor: «todas as vezes que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mt 25,40).
Além disso, são infames as seguintes coisas: tudo quanto se opõe à vida, como seja toda a espécie de homicídio, genocídio, aborto, eutanásia e suicídio voluntário; tudo o que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, os tormentos corporais e mentais e as tentativas para violentar as próprias consciências; tudo quanto ofende a dignidade da pessoa humana, como as condições de vida infra-humanas, as prisões arbitrárias, as deportações, a escravidão, a prostituição, o comércio de mulheres e jovens; e também as condições degradantes de trabalho; em que os operários são tratados como meros instrumentos de lucro e não como pessoas livres e responsáveis. Todas estas coisas e outras semelhantes são infamantes; ao mesmo tempo que corrompem a civilização humana, desonram mais aqueles que assim procedem, do que os que padecem injustamente; e ofendem gravemente a honra devida ao Criador."
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SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL
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"Formas e raízes do ateísmo
19. A razão mais sublime da dignidade do homem consiste na sua vocação à união com Deus. É desde o começo da sua existência que o homem é convidado a dialogar com Deus: pois, se existe, é só porque, criado por Deus por amor, é por Ele por amor constantemente conservado; nem pode viver plenamente segundo a verdade, se não reconhecer livremente esse amor e se entregar ao seu Criador. Porém, muitos dos nossos contemporâneos não atendem a esta íntima e vital ligação a Deus, ou até a rejeitam explicitamente; de tal maneira que o ateísmo deve ser considerado entre os factos mais graves do tempo actual e submetido a atento exame.
Com a palavra «ateísmo», designam-se fenómenos muito diversos entre si. Com efeito, enquanto alguns negam expressamente Deus, outros pensam que o homem não pode afirmar seja o que for a seu respeito; outros ainda, tratam o problema de Deus de tal maneira que ele parece não ter significado. Muitos, ultrapassando indevidamente os limites das ciências positivas, ou pretendem explicar todas as coisas só com os recursos da ciência, ou, pelo contrário, já não admitem nenhuma verdade absoluta. Alguns, exaltam de tal modo o homem, que a fé em Deus perde toda a força, e parecem mais inclinados a afirmar o homem do que a negar Deus. Outros, concebem Deus de uma tal maneira, que aquilo que rejeitam não é de modo algum o Deus do Evangelho. Outros há que nem sequer abordam o problema de Deus: parecem alheios a qualquer inquietação religiosa e não percebem por que se devem ainda preocupar com a religião. Além disso, o ateísmo nasce muitas vezes dum protesto violento contra o mal que existe no mundo, ou de se ter atribuído indevidamente o carácter de absoluto a certos valores humanos que passam a ocupar o lugar de Deus. A própria civilização actual, não por si mesma mas pelo facto de estar muito ligada com as realidades terrestres, torna muitas vezes mais difícil o acesso a Deus.
Sem dúvida que não estão imunes de culpa todos aqueles que procuram voluntariamente expulsar Deus do seu coração e evitar os problemas religiosos, não seguindo o ditame da própria consciência; mas os próprios crentes, muitas vezes, têm responsabilidade neste ponto. Com efeito, o ateísmo, considerado no seu conjunto, não é um fenômeno originário, antes resulta de várias causas, entre as quais se conta também a reação crítica contra as religiões e, nalguns países, principalmente contra a religião cristã. Pelo que os crentes podem ter tido parte não pequena na gênese do ateísmo, na medida em que, pela negligência na educação da sua fé, ou por exposições falaciosas da doutrina, ou ainda pelas deficiências da sua vida religiosa, moral e social, se pode dizer que antes esconderam do que revelaram o autêntico rosto de Deus e da religião.
O ateísmo sistemático
20. O ateísmo moderno apresenta muitas vezes uma forma sistemática, a qual, prescindindo de outros motivos, leva o desejo de autonomia do homem a um tal grau que constitui um obstáculo a qualquer dependência com relação a Deus. Os que professam tal ateísmo, pretendem que a liberdade consiste em ser o homem o seu próprio fim, autor único e demiurgo da sua história; e pensam que isso é incompatível com o reconhecimento de um Senhor, autor e fim de todas as coisas; ou que, pelo menos, torna tal afirmação plenamente supérflua. O sentimento de poder que os progressos técnicos hodiernos deram ao homem pode favorecer esta doutrina.
Não se deve passar em silêncio, entre as formas atuais de ateísmo, aquela que espera a libertação do homem sobretudo da sua libertação econômica. A esta, dizem, opõe-se por sua natureza a religião, na medida em que, dando ao homem a esperança duma enganosa vida futura, o afasta da construção da cidade terrena. Por isso, os que professam esta doutrina, quando alcançam o poder, atacam violentamente a religião, difundindo o ateísmo também por aqueles meios de pressão de que dispõe o poder público, sobretudo na educação da juventude.
Atitude da Igreja perante o ateísmo
21. A Igreja, fiel a Deus e aos homens, não pode deixar de reprovar com dor e com toda a firmeza, como já o fez no passado (16), essas doutrinas e atividades perniciosas, contrárias à razão e à experiência comum dos homens, e que destronam o homem da sua inata dignidade.
Procura, no entanto, descobrir no espírito dos ateus as causas da sua negação de Deus, e, consciente da gravidade dos problemas levantados pelo ateísmo, e, levada pelo amor dos homens, entende que elas devem ser objecto de um exame sério e profundo.
A Igreja defende que o reconhecimento de Deus de modo algum se opõe à dignidade do homem, uma vez que esta dignidade se funda e se realiza no próprio Deus. Com efeito, o homem inteligente e livre, foi constituído em sociedade por Deus Criador; mas é sobretudo chamado a unir-se, como filho, a Deus e a participar na sua felicidade. Ensina, além disso, a Igreja que a importância das tarefas terrenas não é diminuída pela esperança escatológica, mas que esta antes reforça com novos motivos a sua execução. Pelo contrário, se faltam o fundamento divino e a esperança da vida eterna, a dignidade humana é gravemente lesada, como tantas vezes se verifica nos nossos dias, e os enigmas da vida e da morte, do pecado e da dor, ficam sem solução, o que frequentemente leva os homens ao desespero.
Entretanto, cada homem permanece para si mesmo um problema insolúvel, apenas confusamente pressentido. Ninguém pode, na verdade, evitar inteiramente esta questão em certos momentos, e sobretudo nos acontecimentos mais importantes da vida. Só Deus pode responder plenamente e com toda a certeza, Ele que chama o homem a uma reflexão mais profunda e a uma busca mais humilde.
Quanto ao remédio para o ateísmo, ele há-de vir da conveniente exposição da doutrina e da vida íntegra da Igreja e dos seus membros. Pois a Igreja deve tornar presente e como que visível a Deus Pai e a seu Filho encarnado, renovando-se e purificando-se continuamente sob a direção do Espírito Santo (17). Isto há-de alcançar-se, antes de mais, com o testemunho duma fé viva e adulta, educada de modo a poder perceber claramente e superar as dificuldades. Magnífico testemunho desta fé deram e continuam a dar inúmeros mártires. Ela deve manifestar a sua fecundidade, penetrando toda a vida dos fiéis, mesmo a profana, levando-os à justiça e ao amor, sobretudo para com os necessitados. Finalmente, o que contribui mais que tudo para manifestar a presença de Deus é a caridade fraterna dos fiéis que unanimemente colaboram com a fé do Evangelho (18) e se apresentam como sinal de unidade.
Ainda que rejeite inteiramente o ateísmo, todavia a Igreja proclama sinceramente que todos os homens, crentes e não-crentes, devem contribuir para a recta construção do mundo no qual vivem em comum. O que não é possível sem um prudente e sincero diálogo. Deplora, por isso, a discriminação que certos governantes introduzem entre crentes e não-crentes, com desconhecimento dos direitos fundamentais da pessoa humana. Para os crentes, reclama a liberdade efetiva, que lhes permita edificar neste mundo também o templo de Deus. Quanto aos ateus, convida-os cortesmente a considerar com espírito aberto o Evangelho de Cristo.
Pois a Igreja sabe perfeitamente que, ao defender a dignidade da vocação do homem, restituindo a esperança àqueles que já desesperam do seu destino sublime, a sua mensagem está de acordo com os desejos mais profundos do coração humano. Longe de diminuir o homem, a sua mensagem contribui para o seu bem, difundindo luz, vida e liberdade; e, fora dela, nada pode satisfazer o coração humano: «fizeste-nos para Ti», Senhor, e o nosso coração está inquieto, enquanto não repousa em Ti» (19).
Cristo, o homem novo
22. Na realidade, o mistério do homem só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente. Adão, o primeiro homem, era efetivamente figura do futuro (20), isto é, de Cristo Senhor. Cristo, novo Adão, na própria revelação do mistério do Pai e do seu amor, revela o homem a si mesmo e descobre-lhe a sua vocação sublime. Não é por isso de admirar que as verdades acima ditas tenham n'Ele a sua fonte e n'Ele atinjam a plenitude.
«Imagem de Deus invisível» (Col 1,15) (21), Ele é o homem perfeito, que restitui aos filhos de Adão semelhança divina, deformada desde o primeiro pecado. Já que, n'Ele, a natureza humana foi assumida, e não destruída (22), por isso mesmo também em nós foi ela elevada a sublime dignidade. Porque, pela sua encarnação, Ele, o Filho de Deus, uniu-se de certo modo a cada homem. Trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana (23), amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, excepto no pecado (24).
Cordeiro inocente, mereceu-nos a vida com a livre efusão do seu sangue; n 'Ele nos reconciliou Deus consigo e uns com os outros (25) e nos arrancou da escravidão do demônio e do pecado. De maneira que cada um de nós pode dizer com o Apóstolo: o Filho de Deus «amou-me e entregou-se por mim» (Gál 2,20). Sofrendo por nós, não só nos deu exemplo, para que sigamos os seus passos (26), mas também abriu um novo caminho, em que a vida e a morte são santificados e recebem um novo sentido.
O cristão, tornado conforme à imagem do Filho que é o primogênito entre a multidão dos irmãos (27), recebe «as primícias do Espírito» (Rom. 8,23), que o tornam capaz de cumprir a lei nova do amor (28). Por meio deste Espírito, «penhor da herança (Ef 1,14), o homem todo é renovado interiormente, até à «redenção do corpo» (Rom. 8,23): «Se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos dará também a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita» (Rom. 8,11) (29). É verdade que para o cristão é uma necessidade e um dever lutar contra o mal através de muitas tribulações, e sofrer a morte; mas, associado ao mistério pascal, e configurado à morte de Cristo, vai ao encontro da ressurreição, fortalecido pela esperança (30).
E o que fica dito, vale não só dos cristãos, mas de todos os homens de boa vontade, em cujos corações a graça opera ocultamente (31). Com efeito, já que por todos morreu Cristo (32) e a vocação última de todos os homens é realmente uma só, a saber, a divina, devemos manter que o Espírito Santo a todos dá a possibilidade de se associarem a este mistério pascal por um modo só de Deus conhecido.
Tal é, e tão grande, o mistério do homem, que a revelação cristã manifesta aos que creem. E assim, por Cristo e em Cristo, esclarece-se o enigma da dor e da morte, o qual, fora do Seu Evangelho, nos esmaga. Cristo ressuscitou, destruindo a morte com a própria morte, e deu-nos a vida (33), para que, tornados filhos no Filho, exclamemos no Espírito: Abba, Pai (34)."
CONSTITUIÇÃO PASTORAL
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5 razões para você se inscrever no grupo de oração Apóstolos da Cura de Nossa Senhora de Lourdes
1. Estamos afundando num oceano profundo de epidemias, doenças crônicas, viroses e bactérias que surgem repentinamente, adoecem e debilitam até os mais saudáveis.
2. Quando não são as doenças físicas somos acometidos pelas enfermidades espirituais que inesperadamente provocam tristeza, desânimo, depressão, pânico, pensamentos ruins e até a vontade de morrer.
3. Você conhece pessoas que estão debilitadas e já tentaram de tudo, mas nada é capaz de curá-las. Nem os especialistas.
4. As estatísticas são alarmantes. Quer dois exemplos? A depressão é a maior causa de incapacitação no mundo. Além dela, 300.000 pessoas sofrem infartos todos os anos no Brasil. Uma doença que não costuma dar avisos.
5. Diversas doenças físicas podem ser ocasionadas por problemas de ordem espiritual. Quem tem poder para curá-las é Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira da Saúde.
Inscreva-se no grupo Apóstolos da Cura para incluir seu nome nas 60 missas anuais e ganhar o acesso a um site para escrever seus pedidos pela saúde.
Por meio de uma pequena doação mensal você se inscreverá neste Grupo de Oração e...
A sua ajuda sustentará a nossa missão de difundir a devoção à Nossa Senhora de Lourdes para pessoas que necessitam de alguma cura. Investiremos em materiais de divulgação dentro e fora da internet.
A cada semana será celebrada uma Missa Especial. Serão mais de 60 por ano. Você receberá, por e-mail, um link para escrever nomes e pedidos de graças em cada uma destas missas.
Todo dia, os religiosos da nossa Associação rezarão mais de 50 terços suplicando à Nossa Senhora para que Ela interceda pelos seus pedidos de graças. Por ano serão quase 20.000 terços rezados por você.
Seu nome será levado até o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, local onde existe a famosa Gruta das Aparições. Neste lugar a Virgem Maria apareceu à humilde Bernadette Soubirous e revelou esta devoção impressionante.
https://adf.org.br/apostolosdacura/?origem=9802#motivos