BUSCANDO A TRANSCENDENTAL CONDIÇÃO DO SER

TEORIA SOBRE A POSSIBILIDADE DA TRANSCENDENTAL CAPACIDADE HUMANA NA BUSCA DA PLENITUDE DE SUA ABERTURA MENTAL, ATRAVÉS DE SUA MENTE CONSCIENTE.

O transcendental não é algo superior, ou ainda algo que venha a quebrar as leis da natureza, nem tão pouco um conceito mágico/fantástico.

Este seria o domínio do sobrenatural, que diverge de transcendental no sentido de que este último está além dos limites ou, simplesmente, não é afetado por eles.

Enquanto o sobrenatural é uma ruptura nas leis naturais ou físicas de um sistema, de caráter não aceito pela ciência. O transcendental é tido como o domínio ou amplitude total deste sistema, de um modo inconcebível para aqueles que estão limitados ao sistema, e não mensurável através de conceitos científicos.

Segundo diversas correntes religiosas, o transcendental pode ser atingido ou compreendido, passando a ser um estado de espírito, ou grau de consciência.

Nesta categoria, se aplicam o nirvana budista e a salvação cristã, por exemplo.

Em última análise, a transcendência é o objetivo das religiões, como forma de o homem se religar ao ser superior ou criador.

Por isso, é tradicionalmente dito que o estado transcendental é possível de ser alcançado por todos os seres humanos, através dos dogmas aplicados por uma determinada religião ou ideologia, como resultado de uma jornada espiritual, sendo geralmente advento de um processo de autoconhecimento e/ou práticas que tornariam o ser gradativamente melhor, até atingir uma iluminação.

Este estado poderia se aplicar em diversas formas, como:

Transcendência moral:

Para aspectos da personalidade e conduta altruísta e benevolente, equilibrando os estímulos humanos através da desintegração do ego, superando-o.

Transcendência física:

Para o que transcende os limites das leis naturais, como o ciclo da vida ou a capacidade máxima de uma determinada função do corpo humano e mental.

Transcendência intelectual:

Que refletiria o conhecimento do todo e compreensão universal.

Transcendência espiritual:

Posição da consciência em que o espírito estaria livre de qualquer limitação relativa a sua perspectiva ou desígnios terrenos.

((https://pt.wikipedia.org/wiki/Transcendental))