Experiências em projetos de Psicopedagogia Institucional - uma realidade desafiante

APRESENTAÇÃO

Considerando a escola como responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho psicopedagógico na instituição escolar tem sido realizado com um caráter preventivo, no sentido de desenvolver no aluno competências e habilidades de aprendizagem como também na solução das dificuldades advindas deste processo.

Em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, julga-se necessário à intervenção psicopedagógica como instrumento colaborador das instituições de ensino. É nesta perspectiva, portanto, que se pretende realizar o estágio supervisionado em Psicopedagogia Institucional.

JUSTIFICATIVA

Considerando a necessidade de avaliação e acompanhamento da instituição escolar, bem como planejar,executar e avaliar a ação educativa, juntamente com o corpo docente e gestores, faz-se necessário planejar as ações psicopedagógicas, em que a orientação tenha um papel preponderante, ajudando o aluno/família a se ver, ver o outro e ver o mundo, através de olhares múltiplos do conhecimento, da afetividade e do próprio sentido da vida.

OBJETIVO GERAL

Prestar atendimento psicopedagógico dentro da abordagem educacional envolvendo todas as pessoas relacionadas com o processo educacional do educando, como professores, equipe gestora e pais, visando assim instaurar na escola um clima de harmonia, satisfação e confiança, onde favoreça o desenvolvimento emocional, intelectual e comportamental do educando.

METAS

Prestar assistência aos educandos nas dificuldades escolares e nos transtornos de aprendizagem, oferecendo assim maiores probabilidades de entrosamento positivo entre a comunidade escolar e familiar.

ESTRATÉGIAS:

Elaboração de um diagnóstico psicopedagógico, visando uma reflexão sobre as relações interpessoais na sala de aula;

Desenvolver atividades lúdico-educativas, afim de trabalhar a coordenação motora e estimular o aprendizado, respeitando cada faixa etária;

Despertar no aluno a consciência transformadora e ao mesmo significativa (alfabetização neurocientífica emocional), criando condição de autonomia e procurando reconhecer sua identidade( conhecer seus direitos e deveres) nos princípios da cidadania através de jogos, dinâmicas, historinhas e palestras com os educandos;

METAS

Incluir os pais no processo de ensino-aprendizagem, através de reuniões, possibilitando assim o acompanhamento do trabalho junto aos professores.

ESTRATÉGIAS

Oferecer carinho, compreensão e desenvolvimento emocional resgatando valores familiares e sociais com o objetivo de amenizar ou diminuir os impactos causados por todo tipo de violência e abandono que as crianças enfrentam no seu cotidiano.

METAS

Sensibilizar e conscientizar de forma interativa o corpo administrativo, docente e demais pessoas que trabalham na escola, sobre o atendimento psicopedagógico e seus objetivos, para que queiram melhorar suas respectivas atuações, visando a melhor formação do educando e a inteligência emocional e social.

ESTRATÉGIAS

Realização de oficinas psicopedagógicas visando o aperfeiçoamento das ações educativas da escola.

CRONOGRAMA

01 a 04/04/2008 – A família

07 a 18/04/2008 – Os educandos

22 a 30/04/2008 – Corpo docente

RESPONSÁVEL:

Lucília da Silva Santos – Estagiária em Psicopedagogia Institucional

RESULTADO ESPERADO

1- Que 90% dos alunos sejam atendidos e que tenham superado suas dificuldades escolares, síndromes e transtornos de aprendizagem e sociais .

2- Que 50% dos pais sejam incluídos no processo ensino-aprendizagem.

3- Sensibilizar e conscientizar cerca de 80% de forma interativa o corpo administrativo, docente e demais funcionários que trabalham na escola.

* Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica. Professora na Educação Básica e Ensino Superior. Atua como coach, professora, palestrante e escritora.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 18/05/2018
Reeditado em 19/05/2018
Código do texto: T6339973
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