Experiências em projetos de Psicopedagogia Institucional - uma realidade desafiante
APRESENTAÇÃO
Considerando a escola como responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho psicopedagógico na instituição escolar tem sido realizado com um caráter preventivo, no sentido de desenvolver no aluno competências e habilidades de aprendizagem como também na solução das dificuldades advindas deste processo.
Em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, julga-se necessário à intervenção psicopedagógica como instrumento colaborador das instituições de ensino. É nesta perspectiva, portanto, que se pretende realizar o estágio supervisionado em Psicopedagogia Institucional.
JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade de avaliação e acompanhamento da instituição escolar, bem como planejar,executar e avaliar a ação educativa, juntamente com o corpo docente e gestores, faz-se necessário planejar as ações psicopedagógicas, em que a orientação tenha um papel preponderante, ajudando o aluno/família a se ver, ver o outro e ver o mundo, através de olhares múltiplos do conhecimento, da afetividade e do próprio sentido da vida.
OBJETIVO GERAL
Prestar atendimento psicopedagógico dentro da abordagem educacional envolvendo todas as pessoas relacionadas com o processo educacional do educando, como professores, equipe gestora e pais, visando assim instaurar na escola um clima de harmonia, satisfação e confiança, onde favoreça o desenvolvimento emocional, intelectual e comportamental do educando.
METAS
Prestar assistência aos educandos nas dificuldades escolares e nos transtornos de aprendizagem, oferecendo assim maiores probabilidades de entrosamento positivo entre a comunidade escolar e familiar.
ESTRATÉGIAS:
Elaboração de um diagnóstico psicopedagógico, visando uma reflexão sobre as relações interpessoais na sala de aula;
Desenvolver atividades lúdico-educativas, afim de trabalhar a coordenação motora e estimular o aprendizado, respeitando cada faixa etária;
Despertar no aluno a consciência transformadora e ao mesmo significativa (alfabetização neurocientífica emocional), criando condição de autonomia e procurando reconhecer sua identidade( conhecer seus direitos e deveres) nos princípios da cidadania através de jogos, dinâmicas, historinhas e palestras com os educandos;
METAS
Incluir os pais no processo de ensino-aprendizagem, através de reuniões, possibilitando assim o acompanhamento do trabalho junto aos professores.
ESTRATÉGIAS
Oferecer carinho, compreensão e desenvolvimento emocional resgatando valores familiares e sociais com o objetivo de amenizar ou diminuir os impactos causados por todo tipo de violência e abandono que as crianças enfrentam no seu cotidiano.
METAS
Sensibilizar e conscientizar de forma interativa o corpo administrativo, docente e demais pessoas que trabalham na escola, sobre o atendimento psicopedagógico e seus objetivos, para que queiram melhorar suas respectivas atuações, visando a melhor formação do educando e a inteligência emocional e social.
ESTRATÉGIAS
Realização de oficinas psicopedagógicas visando o aperfeiçoamento das ações educativas da escola.
CRONOGRAMA
01 a 04/04/2008 – A família
07 a 18/04/2008 – Os educandos
22 a 30/04/2008 – Corpo docente
RESPONSÁVEL:
Lucília da Silva Santos – Estagiária em Psicopedagogia Institucional
RESULTADO ESPERADO
1- Que 90% dos alunos sejam atendidos e que tenham superado suas dificuldades escolares, síndromes e transtornos de aprendizagem e sociais .
2- Que 50% dos pais sejam incluídos no processo ensino-aprendizagem.
3- Sensibilizar e conscientizar cerca de 80% de forma interativa o corpo administrativo, docente e demais funcionários que trabalham na escola.
* Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica. Professora na Educação Básica e Ensino Superior. Atua como coach, professora, palestrante e escritora.