Psiêutica

A palavra pisêutica vem de dois termos gregos psique que quer dizer alma e maiêutica que é um termo criado pelo filosofo Sócrates que quer dizer trazer para a luz ou revelar.

Sócrates acreditava que as ideias estavam ocultas na alma e que era possível trazê-las a luz através do diálogo alimentado por perguntas ou indagações aleatórias que é o método utilizado hoje pela psicanálise.

A psiêutica é para ser um novo ramo da psicologia criado pelo Pastor Dr. Gilberto Sena da igreja Assembleia de Deus Manancial na Flórida.

Com escolas também no Brasil, associadas a Sociedade brasileira de psieutica e psicanálise clinica, propõe dar formação em nível de graduação bacharelado, mestrado e doutorado.

Segundo seu fundador e seguidores a psiêutica é para ser uma ciência que trabalha a psicoterapia na perspectiva da parceria. Ela é cientifica na medida em que se vale de métodos totalmente científicos para proceder as psicoterapias e ao mesmo tempo religiosa e filosófica na medida em que o terapeuta deixa de ser apenas o tratador para unir-se ao paciente em suas aflições como um pastor faz com as suas ovelhas.

Por ser uma ciência da religião a psieutica é uma inovação da teologia com a ensinamento da psicologia convencional, mas que não pretende concorrer com ela, nem propõe a sua substituição.

É exatamente a fusão destes dois fundamentos do aconselhamento que vão dar origem a psiêutica. Pois para a religião existem situações humanas que precisam ser encaradas tanto do ponto de vista da psicologia cientifica quanto da psicologia religiosa e atuando de forma conjugada com as orientações cientificamos ambas se completam.

Assim, na terapia psiêutica há uma interação profunda do terapeuta com o paciente de tal modo que aquele que atende se coloca no lugar do atendido em seus dramas entrando em seu mundo para compreendê-lo melhor tornando-se parceiro do paciente o psico clinico, entra no mundo do paciente através do método de perguntas e respostas francas.

Segundo seus adeptos, ao contrário dos métodos convencionais em que o terapeuta se sente superior e acima do seu paciente tratando-o meio a distancia, na psiêutica clinica, o terapeuta trata seu paciente como pastor, coloca o seu ombro amigo e constrói um relacionamento de parceria de sentimento de coragem de esperança e otimismo.

Olhando de fora, como profissional, mas herege, só podemos dizer que se for para o bem dos pacientes, toda a ajuda e recursos terapêuticos são bem vindos.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 20/11/2017
Código do texto: T6177111
Classificação de conteúdo: seguro