Gatilhos da Raiva

A raiva é uma emoção que leva o ser humano a ter comportamentos impulsivos e que podem ser marcados para sempre, caso não se tenha o controle emocional efetivo.

Mas o que pode levar um individuo a um estado de fúria vai além dos estímulos externos, a fatores biológicos e até genéticos que podem ser a causa desse comportamento de modo descontrolado constantemente.

O cérebro de uma pessoa, trabalha como uma orquestra, todos os seus 100 bilhões de neurônios formam conexões através das sinapses, estimuladas por mensageiros chamados de neurotransmissores, como a Serotonina, responsável por algumas funções como o estado de humor, qualquer falha em sua transmissão causa resultados alterados fazendo com que o individuo tenha um comportamento mais agressivo, visto que o mesmo está associado ao controle de estimulo do sistema límbico.

Em algumas pesquisas realizadas nos UEA identificaram letras diferentes em códigos genéticos em 60% de pessoas com históricos de comportamentos violentos, sugerindo que pode ser um fator isolado.

Contudo, o Meio ambiente continua sendo um principal desencadeador de comportamentos impulsivos e excesso de raiva, visto que cada vez mais, as pessoas estão propensas a situações que estimulam a raiva no seu dia a dia, o que podem influenciar na formação de personalidade de uma pessoa, ou até mesmo na alteração da mesma durante a vida, podendo ser estimulada por uma situação traumática que tenha vivenciado.

Logo, como respeito a subjetividade humana, cada caso é um caso.

Os gatilhos que levam o ser humano a um estado emocional negativo são vários, o que varia são os casos isolados, que por questões biológicas são mais difíceis de se controlar.

Quais os gatilhos que cada um permite tirar o controle emocional de uma pessoa, e quando se fala em controle emocional não falamos em controlar o choro, ou de fato a raiva, mas sim a forma que cada um reagi diante de uma situação, o que pode trocar para " Inteligencia Emocional " que é mais importante, pois ela, sempre trava os gatilhos do impulso, podendo evitar arrependimentos.

Mas o que quero deixar nesse texto, é a reflexão de até que ponto vai a sua raiva, se pudesse ser medida de 1 até 10, sendo por os mínimos de estímulos no dia a dia, o famoso " Pavio curto " pode estar associado a alguma falha biológica que pode ser contida com tratamentos.

Vale a pena, sempre, se auto analisar, e aceitar que o excesso pode ser algum tipo de transtorno ou deficiência de alguma função, portanto, reforço a questão do auto conhecimento.

Adriana Oliver
Enviado por Adriana Oliver em 27/09/2017
Código do texto: T6126633
Classificação de conteúdo: seguro