UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO FRENTE AS DIFICULDADES NA ESCRITA
Os marcos legais que norteiam a Educação Brasileira garantem em alguns de seus artigos educação para todos, entretanto sabemos que o objetivo proposto não é atingido pela escola pois os níveis de aprendizagem dos educandos são diferenciados.
O maior desafio do Psicopedagogo é identificar as peculiaridades e motivar os alunos direcionando-os a aprendizagem. São inúmeras as dificuldades existentes como discalculia, dislalia, dislexia, disgrafia, etc. Entretanto a escrita chama atenção para todos que são envolvidos no processo de ensino-aprendizagem pois escrever é uma ferramenta que está presente no cotidiano escolar e a produção de textos é o ponto de partida da aprendizagem. Quando o professor não consegue fazer com que o aluno expresse nas letras que aprendeu a linguagem escrita vem um sentimento de frustação por não atingir uma das propostas básicas da educação que é fazer com que os alunos produzam enunciados escritos.
No Brasil tem estudantes que chegam ao 5º e até o 9º ano do Ensino Fundamental sem ao menos terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura, fazendo com que, conseqüentemente, o trabalho com a escrita seja afetado. Assim questionamos como as teorias de leitura e produção textual estão sendo levadas e desenvolvidas em sala de aula para então traçar meios de intervir na ação do professor frente a esta problemática existente.
São inúmeros os fatores que determinam as dificuldades na escrita, portanto a investigação da causa precisa considerá-los pois muitos deles podem interferir na aprendizagem. Estes podem ser de ordem orgânica como: visão, audição, questões neurológicas, funcionamento glandular, alimentação e sono. Deste modo dentro da ótica psicopedagógica a escrita é algo a mais que a leitura, necessitando de habilidades específicas, a qual precisa ser treinada e ensinada pelos educadores que precisam estar atentos aos movimentos psicomotores de seus educandos. Assim a intervenção varia conforme a necessidade de cada um que pode ser através de várias ferramentas como o jogo, o grafismo que orienta a partir da formação da letra e seu traçado correto, etc.
Por fim o psicopedagogo é um profissional de suma importância dentro do contexto escolar, pois direcionará os educadores aos cuidados preventivos que deve-se tomar para que o sujeito, dentro de suas limitações, de fato aprenda.
Autora: Raquel Pinho dos Santos
Psicopedagoga Clínica