A (re)construção de um mindset revolucionário

Nos dias atuais, corremos contra o tempo para cumprir nossas obrigações e esquecemos, portanto, o que é mais importante em nossas vidas que é exatamente buscar constantemente a felicidade e o sucesso. É importante ressaltar que ao construir um mindset campeão é fundamental que o alcance de metas e objetivos estejam em total sintonia com a construção de uma missão de vida e de propósitos com a liberdade de escolhas, objetivos e caminhos.

Vale salientar que estamos falando de uma realidade complexa e que estamos propondo assim mais um projeto de vida sustentável que é uma nova mudança de mentalidade e um novo padrão de vida mais resiliente que é superar desafios, obstáculos e dificuldades através da construção e reconstrução de minset poderoso e invencível.

Neste momento, você deve estar se perguntando o que é mindset e do que se trata esta palavra de origem pouco conhecida. Mindset, por sua vez, trata-se de uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”.

Cabe lembrar que todo profissional que tem um mindset em evolução, busca incessantemente felicidade e sucesso diante dos desafios da profissão e da vida. E a cada crise ou problema encontra soluções na blindagem de crenças limitantes e na eliminação das forças externas negativas.

E assim, percebemos que não podemos perder o foco e nem nosso tempo com coisas inúteis ao trilhar uma carreira promissora e um estilo de vida sustentável e equilibrada. Então, para se ter um mindset revolucionário e impactante é necessário ter muita força de vontade para vencer e não ter medo de desafios e obstáculos, pois o seu lema de vida existencial é o padrão de negociação ganha-ganha em suas relações intra e interpessoal.

Para a criação e manutenção de um mindset campeão é preciso e urgente assumir responsabilidades e deixar por escrito na agenda. Esta deve ser colocada num local de fácil acesso para relembrar constantemente seus objetivos e metas como forma de alcançar seus propósitos.

Ter metas e objetivos claros e bem definidos são, por sua vez, ter clareza entre pensamentos, percepções, sentimentos e atitudes. Estes de certa forma devem ser idealizados e colocados, urgentemente, em prática através de um plano estratégico sólido e edificante.

E para que isto ocorra de fato é necessário que tenhamos uma postura cada vez mais assertiva ao tentar construir um futuro próspero, que requer uma maturidade evolutiva a cada etapa da (re)construção de uma profissão ou estilo de vida.

Ter a carreira dos nossos sonhos é, portanto, almejar uma vida mais feliz e realizada. Isso tudo se dá através do processo de aprender, desaprender e reaprender que ocorre a todo instante e isso tudo faz parte da evolução de um mindset poderoso.

E para isso se estabeleça de fato devemos analisar muitos aspectos relevantes. Cabe pontuar que, tanto na (re)construção de um mindset como também trilhar uma carreira brilhante ou padrão de vida, entramos em um território dialético e desafiante, pois se trata de um fenômeno complexo e multifacetado.

É válido pontuar que caso você queira construir e reconstruir um mindset com total blindagem positiva e se edifique uma mente super poderosa e que seja, ao mesmo tempo, revolucionária e imbatível são necessárias que se estabeleçam muitas características, como por exemplo: muitos recursos, disposição, coragem, ousadia, determinação, sabedoria, discernimento, etc. Dentre essas peculiaridades, tem que ter muito foco, proatividade, coerência entre o falar e o fazer, além de conhecer, principalmente, sua missão de vida e seus propósitos, dentre outros aspectos.

Para viver uma mentalidade próspera, é válido lembrar que existe uma premissa básica da evolução humana que deve ser respeitada que é, acima de tudo, uma verdade absoluta: somos seres inacabados e que buscamos, por excelência, a plenitude ao tentar ser o melhor possível em todas as esferas de nossa vida.

É válido afirmar que nunca estaremos totalmente e perfeitamente prontos para todo tipo de situação ou desafio. Para que não venha ocorrer desilusões ao longo de nossa história, devemos aceitar que a perfeição em gerir nossas ações não existe, justamente porque não somos ou nunca seremos seres perfeitos.

Cabe mencionar que é imprescindível em momentos de conflitos e incertezas ter otimismo e coragem para se (re)construir um mindset vencedor, ou seja, é necessário que se tenha uma maestria ímpar para gerir um comportamento mais assertivo e aceitar que este processo de construir e reconstruir está em constante evolução.

Ter um mindset campeão é ter um comportamento que depende quase que exclusivamente de metas e objetivos claros, bem definidos e concisos, que depende totalmente de uma única pessoa para vencer os desafios: você, pois você é o herói de sua própria história.

Ter uma mentalidade blindada contra o fracasso, a inércia e o negativismo é, por sua vez, ter propósitos guiados pela qualidade dos pensamentos, sentimentos, percepções e atitudes que, por essência, devem estar em perfeita sintonia para que tenha resultados positivos.

Vale lembrar que antigamente ao trilhar uma carreira, as pessoas sonhavam somente com uma vaga que trouxesse uma elevada remuneração e status social. Atualmente, além desses atributos, os candidatos idealizam uma carreira com mais liberdade de expressão, menos exigências, mais desafios, um plano de desenvolvimento de carreira salarial em crescimento, qualidade de vida, reconhecimento de seu trabalho, além de outras peculiaridades.

Na verdade, todo e qualquer profissional busca a realização plena através de uma carreira vencedora, na qual possa realizar seus sonhos e metas através do seu próprio trabalho, utilizando sua criatividade, versatilidade e inteligência. Cabe pontuar que o profissional que busca vencer na vida foca em soluções e não em problemas.

Ou melhor dizendo, este profissional é capaz de garantir sua sobrevivência e independência - emocional, financeira e espiritual - através de sua qualidade de vida, que é garantida pela plena realização através da busca constante do sucesso e da felicidade, como forma de sobreviver cada dia com mais motivação e resiliência. Para que isso ocorra de fato é imprescindível que você seja proativo e resiliente e que assuma de fato as rédeas da sua vida e da sua profissão que é, por excelência, ser líder da sua própria história.

Sendo assim, o profissional do século XXI é exatamente aquele que aceita e assume riscos. Para ser portador de mindset campeão e revolucionário, percebe que o mesmo se constrói e se reinventa a todo instante, que se fortalece a todo encontro com obstáculos, desafios e dificuldades, que se direciona aos fatos com maturidade evolutiva e com mais resiliência.

Toda pessoa que tem um mindset campeão está em constante reconstrução e tem os seguintes atributos, tais como: sensibilidade, elevado coeficiente de inteligência emocional, alto poder de comunicação, persuasão e negociação, ampla visibilidade na tomada de decisão, dentre outros aspectos. E, acima de tudo, este profissional respeita e aceita seus limites e é consciente de que deve evitar todo e qualquer tipo de estilo de vida degradante ou trabalho alienado, que não respeitem seus interesses, competências e dons.

Lucília Santos - Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360° pelo IBC. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica. Professora na Educação Básica e Ensino Superior. Atua como coach, professora, palestrante e escritora.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 30/08/2017
Reeditado em 26/07/2021
Código do texto: T6099807
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.