Uma boa sessão de coaching
Uma boa sessão de coaching tem vários fatores envolvidos, dentre eles o rapport, que por sua vez, é uma relação de confiança e harmoniosa entre o coach e coachee. Para um nível de excelência de rapport, o coach deve penetrar no mundo do coachee e este entrar em sintonia com o mundo do coach numa atmosfera energética de fluxo ( flow) em pleno transe conversacional, em pleno estado de atenção focado em um campo relacional, livre de qualquer julgamento.
Nessa relação harmoniosa e produtiva, o coach desenvolve o processo de Coaching com o propósito de desvendar as reais potencialidades do coachee, desenvolvendo de dentro para fora, descobrindo que ele é capaz de transformar sua realidade, seus objetivos e metas.
Uma boa sessão de Coaching é necessário que a comunicação seja assertiva, coerente, numa relação ganha-ganha para que flua a aprendizado e a ressignificação dos fatos envolvidos na sessão. Daí a importância da comunicação como fatores de sucesso do processo de Coaching.
Para que uma ideal sessão de coaching deve ser direcionado ao futuro aos objetivos e metas do coachee que deve estar aberto às mudanças na sua vida para que possa conquistar sua vitória, possa lograr êxito na sua empreitada. Para que isso ocorra de fato, o coach deve guiar, apoiar e incentivar que seu cliente possa atingir seu propósito numa relação de extrema confiança, comprometimento e dedicação de ambas as partes.
Para que a sessão de Coaching tenha sucesso de fato é necessário que coachee tenha aprendido uma grande lição de vida que é exatamente ter a responsabilidade pelas suas escolhas e que ele está no comando de sua vida. Para que o coach tenha sucesso em suas sessões, é ter a certeza de dever cumprido, que fez tudo pelo seu coachee realizar seus sonhos, que o mesmo possa se sentir feliz com o sucesso de seu cliente. O sucesso de uma excelente sessão de coaching é aprender, ressignificar e transformar a vida tanto do coachee como do coach.
* Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica. Professora na Educação Básica e Ensino Superior. Atua como coach, professora, palestrante e escritora.