COLOS


Se você se julgar, acima do bem e do mal, autossuficiente, muito importante além de ser um arrogante, tudo dependerá de si mesmo.

Primeiro, porque não procurará por ajuda; segundo, mesmo que precise sua pessoa conseguiu afastar quaisquer possibilidades de possuir amigos. Terá quem conviva contigo por necessidade do trabalho: são os colegas. Quando não colegas, são apenas conhecidos, e, quando indagados se o conhecem, estes preferem ser classificados neste último escalão.

Mas se a humildade encontrar guarida em seu coração, então o comando do barco de sua vida dependerá de algo maior que você. Claro que com sua cessão e o abrandamento de seu próprio ego – o eu de cada um de nós – formatador e armadura de nossa personalidade.

Algo complexo no tocante à mudança pessoal, pois normatiza os processos interiores perante a realidade que se nos apresenta efetuada pela percepção do próprio indivíduo.

Eis a razão de se dizer que para uma mudança terá que haver algo maior que sua pessoa. Igual - é você mesmo; menor - você domina e tripudia. Há que ser um poder modificador. Ou seja, um sentimento eficiente e eficaz que produza resultados perenes, não confundidos com emoção que dá e passa.

Venha de onde vier esse sentimento deve ser superior a você.
Quem quiser saber um pouco mais desse assunto, leia sobre a vida do Giba do Vôlei, ou assista a uma de suas palestras (ao vivo melhor) ou gravadas. Isto que estou dizendo é um pobre preâmbulo sintético do que vão se assombrar com a vida daquele rapaz, que já começou a sofrer seus dramas aos seis meses de vida, e prosseguiram, e ele os superando...

<>

Falo muito no arrogante, talvez porque profissionalmente foi nas mãos desse tipo de personalidade que mais tive problemas com estresse por perseguições covardes e preterições a promoções, ostensivas. Tendo o dissabor de também na faculdade de direito, ser agredido (e outros colegas) várias vezes, verbalmente por um arrogante professor, que denotava acentuada deficiência (além da física) do conhecimento da matéria a qual lecionava.

Aliás, a psiquiatria e a psicologia registram como um sinal personalíssimo do arrogante um acentuado complexo de inferioridade, física, intelectual, de origem social, ou qualquer outro estigma que a própria pessoa incorpora intrinsicamente. Não vem de fatores externos, em sua grande maioria.

O contido na abstração produzida pelo nosso cérebro físico - massa - que produz a mente que é nossa alma, nos leva gloriosamente aos braços de um Pai ou no colo de uma Mãe. E quem está nos braços do Pai de toda Criação ou no colo da Mãe pode dormir em Paz...

 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 17/02/2015
Código do texto: T5139754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.