PERSONALIDADE "HOMEOSTÁTICA"

ANTONI BIGCUORE*

Data: 29.05.2008, 5a.feira, às 13,45 horas.

Local: São Paulo,Brasil.

-------------------------------------------------------------------------------

O termo homeostático vem de homeostase, termo da biologia que significa, equilíbrio de todo e quaisquer seres vivos.

Daí me nasceu a inspiração de minha tese que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE, ou seja, a harmonização dos fatores, espiritual, físico e emocional, redundará na felicidade, no equilíbrio da personalidade, ou na atingirá o grau de Qualidade Total de vida humana!. (espécie que chamo de ISOVidaTotal).

O individuo, portanto, que tem uma personalidade “homeostática”, seria então aquele indivíduo, super equilibrado, personalidade bem centrada, no qual prevalece o “seu eu superior”, ou sua inteligência espiritual.

Considero três inteligências: inteligência racional, a inteligência emocional e a inteligência espiritual.

Inteligência racional. É aquela focada no uso da razão. Ela é movida pela razão. (faz parte do ego). Inteligência usada eminentemente para cálculos matemáticos, físicos, mais especificamente as ciências exatas e mesmo nas grandes decisões pessoais;

Inteligência Emocional. Teoria criada pelo professor, Daniel Goleman, Phd da Universidade de Harvard, no Estados Unidos.

Segundo ele, é a capacidade de o individuo gerenciar as suas próprias emoções e sentimentos, de maneira socialmente corretas e equilibradas. É o famoso “jogo de cintura” pessoal, nas horas mais difíceis, de se tomarem as decisões de grandes implicações emocionais.

Inteligência Espiritual. Capacidade do individuo em assimilar preceitos, crenças, valores espirituais, sobretudo os emanados da Bíblia, através da fé, para solucionar seus problemas no dia a dia.

Problemas de toda ordem, seja no âmbito profissional, pessoal e social. Sempre focado na fé e nos valores espirituais.

Se a pessoa conseguir harmonizar tudo isto, com certeza, terá atingido um alto grau de aperfeiçoamento pessoal, de auto-conhecimento e auto-libertação interiores.

OBS. Vide meus textos neste portal, O Equilíbrio Homeostático da Personalidade” e Saúde Integral, os quais ajudarão em muito a compreender melhor a minha tese.

===========================================

(*)Antoni BigCuore. Autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. em SP.sp. Acesse seu BLOG BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com (autconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável), com leitores em mais de 80 países.(port/inglês e espanhol).Confira!

===========================================