VAMOS DE TRAVESSURAS?..Reflexões ouvindo OSWALDO MONTENEGRO🧞♀️🧞♂️🧞
TRAVESSURAS. 🧜♀️...🧜♂️
Eu insisto em cantar
Diferente do que ouvi
Seja como for recomeçar
Nada mais há de vir
Me disseram que sonhar
Era ingênuo, e daí
Nossa geração não quer sonhar
Pois que sonhe, a que há de vir
Eu preciso te provar
Que ainda sou o mesmo menino
Que não dorme a planejar travessuras
E fez do som da tua risada um hino.
Música: TRAVESSURAS
Autor: OSWALDO MONTENEGRO
🧜♂️ 🧜♀️ 🧜 🧜♂️. 🧜♀️. 🧜 🧜♂️. 🧜♀️. 🧜 🧜♂️. 🧜♀️.
Nesta música tão singela Oswaldo Montenegro canta em melodias suaves e envolventes, nos convida a voltarmos a viver a vida na nossa simplicidade, na nossa pureza, na nossa autenticidade...
O autor também valoriza em versos a sua originalidade ao dizer que insiste em cantar "diferente do que ouviu"; carrega com ele então o seu próprio brilho, a sua própria forma de sentir e transmitir as suas mensagens através da música. Não à toa quando ouvimos Oswaldo Montenegro percebemos que ele têm o seu próprio estilo musical, isso o diferencia e mantém fiel o seu público que se identifica muito com ele e com as suas músicas.
Passa a mensagem de que cada um de nós também pode fazer "cantar" a sua própria vida, a sua própria história carregando as suas próprias marcas e seu próprio estilo e brilho pessoal.
Nem sempre aquilo que é logo oferecido ou imposto faz sentido ou é prazeroso para nós; assim podemos ir rompendo com as cópias,
os modelos, o estabelecido; sempre podemos inovar, recriar, realizar de formas diferentes, de modo que isso possa realmente fazer sentido e nos trazer uma realização mais plena naquilo que estamos criando.
A música então traz a importância de buscar e valorizar o novo e se preciso for também recomeçar, seja por qual caminho for, como diz os versos; assim, implicitamente, Oswaldo Montenegro chama atenção para os perigos da estagnação, do conformismo, da passividade.
Ao se referir "a nossa geração" não quer sonhar, parece se referir àquela sua geração que sucumbiu ao sistema e ao regime imposto da época.
Traz um chamado sobre as atitudes, o comportamento e o envolvimento da nossa sociedade tanto no contexto político, social e cultural.
Assim, acaba fazendo um alerta sobre a importância do jovem ser mais atuante tanto na parte política e social e que a acomodação ou uma certa "estagnação" da juventude impede avanços fazendo com que haja a reprodução do mesmo modelo político e dominante.
Mesmo assim traz uma visão esperançosa ao passar a mensagem para que as novas gerações, os jovens continuem sonhando, nunca em simples espera, mas em uma atitude pró ativa alimentando seus anseios, seus ideais, suas lutas!.
E finaliza trazendo a importância de sempre conservar o coração 💙 de menino, de continuar com as suas travessuras... pois brincar é resgatar a alegria de viver, de admirar e sentir prazer nas coisas mais simples da vida; é se encantar e descomplicar a vida, como uma criança sem defesas, com a sua alma pura , autêntica e genuína...
Um chamado para que a nossa criança esteja sempre viva e presente no nosso coração; que ela seja então sempre o farol e a luz para conduzir e guiar os nossos passos...💫💥
🧜♂️ 🧜♀️. 🧜 🧜♂️. 🧜♀️. 🧜 🧜♂️. 🧜♀️. 🧜 🧜♂️. 🧜♀️. 🧜
OSWALDO MONTENEGRO conta que fez essa música 🎶 TRAVESSURAS, pensando na sua flautista MADALENA SALES, dizendo que todo Poeta faz as suas travessuras e usa a metáfora de que " fez o som da tua risada um hino"...
Ouçam a música: TRAVESSURAS.🎶
https://youtu.be/EiVnAx5eQxE?
si=bSTcvByX5_zs9RCX