Vander Lee, Emílio Santiago e Corazón "Partío"
De 1994 até 2012, passei ouvindo, na maior parte do tempo, música latina. Isto, no Brasil, quer dizer "música cantada em espanhol". Nesse período, trabalhei em curtos períodos de tempo em várias capitais sulamericanas e morei no Paraguai. Essa experiência me mostrou que não conhecia quase nada da música feita nos países de "habla espana".
Não conhecia nada de rock argentino, dos Fabulosos Cadillacs; do multifacetário Charly Garcia; do reggae dos Cafres; das letras e melodias imbatíveis do guatemalteco Ricardo Arjona, compositor e intérprete de "Táxi". Arjona é, para mim, o melhor pelos temas, melodias e letras.
Gosto também dos mexicanos Armando Manzanero, compositor e intérprete, e Luiz Miguel, seu parceiro, pelas interpretações românticas. Até Elvis Presley gravou música de Manzanero, o famosíssimo tema "It's Impossible", versão em inglês do "Somos Novios". Tampouco sabia do Festival de Viña del Mar, no Chile, de Corrientes, Argentina, e ainda não conhecia a imortal "Merceditas", história real de amor fracassado.
Entre tantos ritmos, estilos e temáticas, era impossível não encontrar algo agradável na América que "habla español". Perguntados sobre seus gostos, nossos conpatriotas mais velhos mencionavam Gardel, Miguel Aceves Mejía, Sarita Montiel, Bésame Mucho, La Barca, eso no más. Os mais jovens se lembravam de algum tema de novela da Rede Globo. Nada disso, porém, conseguia explicar a distância entre o gosto brasileiro e o gosto "latino". Corazón Partío, de Alejandro Sanz, de 1998, gravado recentemente pelo grupo de pagode Menos é Mais, já era minha música predileta em 2000.
Com isso, deixei de curtir artistas brasileiros. Concentrei-me em conhecer o universo musical da América espanhola e, pelas letras, melhorar o conhecimento do idioma. Isso teve, porém, um preço: só fui conhecer alguns artistas nacionais, como Vander Lee e Emílio Santiago, depois do falecimento de ambos.
De Vander Lee, curto imensamente "Onde Deus possa me ouvir". O título e o tema me parecem bastante premonitórios. Vander Lee nasceu em 03/03/1966, em Belo Horizonte, e faleceu em 2016.
Já Emílio Santiago, de repertório imenso e voz incomparável, me conquistou por "Saigon", de Cláudio Cartier, Paulo César Feital e Carlos Costa. A composição já é, por si, uma pérola valiosa, que se engrandece mais ainda pela interpretação imbatível que Emílio lhe dá. Perdi Emílio Santiago e Vander Lee, mas recuperei-os recentemente pela internet.
Continuo procurando música boa em espanhol, enquanto garimpo pérolas no lado brasileiro. No entanto, continuo sem entender por que não se ouve mais música em espanhol no Brasil e em português na América espanhola.
Alguém me ajuda a entender?