Música e educação
Durante o século XX, o rádio foi um objeto fundamental nos lares brasileiros, sendo responsável pela difusão de notícias, exposição de novelas e, principalmente, pela propagação de música. Atualmente, a música permanece sendo um fator de grande relevância sociocultural, expondo realidades diversas e realizando denúncias. Entretanto, a inclusão musical no meio educativo enfrenta grandes problemas, tanto pela ausência de infraestrutura adequada das escolas quanto pela tendência nacional de desvalorizar a disciplina musical. No ano de 1808, o desembarque da Coroa Portuguesa no Brasil trouxe grande desenvolvimento para a educação e cultura da nação. De acordo com Laurentino Gomes, aclamado escritor e jornalista brasileiro, Dom João VI autorizou a construção de faculdades excelentes, forneceu grandes acervos de livros raros para as bibliotecas nacionais e organizou expedições artísticas pelo país. No entanto, as escolas brasileiras atuais contrastam com as estruturas escolares do século XIX, apresentando ausência de instrumentos musicais, poucos professores licenciados e carência de salas específicas para a prática da disciplina musicista. Consequentemente, o desenvolvimento artístico-cultural dos estudantes fica comprometido, privando-os de aperfeiçoamentos multidisciplinares necessários e do aprimoramento das faculdades interpretativas internas. Desse modo, observa-se que as instituições de ensino brasileiras sofrem com a deficiência estrutural para o ensinamento musical, prejudicando o pleno progresso dos alunos.
A música, ao longo dos séculos, tem desempenhado um papel crucial na formação cultural e social do Brasil. Desde o século XX, o rádio contribuiu significativamente para a difusão de diversos conteúdos, como notícias, novelas e, em especial, músicas que refletiam as complexidades sociais e políticas do país. Esse papel informativo e de expressão cultural continua relevante, uma vez que a música contemporânea no Brasil ainda serve como instrumento de representação de realidades distintas.
Depreende-se, portanto, que o lento ingresso da disciplina musical nas escolas nacionais é um dilema contemporâneo, precisando-se de medidas que o solucione. Em um primeiro momento, é preciso que o Governo Federal, por meio do MEC (Ministério da Educação), distribua livros didáticos voltados para a matéria de música e forneça instrumentos musicais variados para as escolas brasileiras.