Não deixe a onda te levar

Provavelmente a maior desvantagem de ter nascido depois de uma onda musical que você curte, é não ter vivenciado o calor do momento, aquela sensação de frescor e ao mesmo entusiasmo de ver o novo nascendo. O quanto os Beatles foram grandes (sim, ainda o são)? Como foi ver a Tropicália ou BRock? Como foi ver o Led Zeppelin dominando o mundo? Como foi ver o Guns n Roses por fogo no mundo com aquele loirinho de cabelo longo e o mago da cartola? E depois o Nirvana reagindo a tudo isso? Nostalgia tola de tempos que não foram vividos. Mas sem dúvida existe uma grande vantagem de pegar uma onda depois que ela passou. E consiste justamente em não ser levado por essa onda.

O mundo da música e especialmente o da música Rock é cheio de rivalidades não só entre bandas como também entre as tribos. Grandes rivalidades foram e são propagadas pela mídia e às vezes as próprias bandas jogam lenha na fogueira, o que também é uma baita de uma estratégia de marketing; notadamente antes de lançamentos de discos e inícios de turnês monstruosas as farpas vinham de todos os lados. O mais engraçado é que o fãs compravam esta briga muito mais que os artistas, que pasmem, não rara as vezes eram colegas fraternos nos bastidores. Beatles X Stones, Guns X Nirvana, Oasis x Blur, Neil Youg x Lynyrd Skynyrd, Bom Jovi x Mötley Crue, Punk x Progressivo, Grunge x Glam Metal, Los Hermanos x Charlie Brown Jr... a lista é imensa.

Assim como os mexicas e os sumérios antes deles, fiz um ritual pré-histórico: abri um porta CDs para pasmem, escutar música proveniente de um disco compacto. Passei para ver qual seria a trilha sonora e lá estavam um do lado do outro: Live Era do Guns N Roses e o MTV Unplugged do Nirvana. E eu pensei: “se eu tivesse nascido dez anos atrás do ano que eu nasci, isso daqui seria um sacrilégio. Mas como eu nasci em 91 e não em 81, foda-se”. Como diz uma frase atribuída a Gil “Existem muitas maneiras de fazer música. Eu prefiro todas”. Mas... como bem canta os Stones “ I know it’s only rock n roll but I like it”.